Halima Cissé tem gravidez de nônuplos, fato que não era registrado no mundo há décadas
Hamila Cissé, jovem malinesa de 25 anos, acreditava estar grávida de sete crianças durante todo o seu pré-Natal. Entretanto, na sala de cirurgia de cesariana, os médicos descobriram que a mulher, havia, na verdade, gestado 9 bebês. O caso é muito raro.
O governo do Mali foi acompanhou o caso de perto. Segundo o Ministro da Saúde malinês, Fanta Siby, ela deu à luz a cinco garotas e quatro garotos.
Os últimos registros de partos de nônuplos datam de 1971, na Austrália, e 1999, na Malásia, entretanto as crianças não puderam se desenvolver e acabaram falecendo poucos dias após o parto. Não parece o caso dos filhos de Halima Cissé. Segundo os familiares, todas os recém-nascidos estão saudáveis e a própria Halima, que passou por um gravidez de alto risco, está bem.
Esse é o maior parto quantitativo desde 2009, quando a recordista Nadya Suleman – reconhecido pelo Guinness – deu a luz a oito gêmeos, que estão vivos e saudáveis até os dias de hoje.
O caso de Halima foi acompanhado com muito cuidado pelos médicos malineses, principalmente após o reconhecimento de que os hospitais em Bamako não teriam capacidade de dar o acolhimento de saúde para a mãe. Então, ela foi levada a um dos melhores hospitais de Marrocos.
“Estou muito feliz”, afirmou o esposo, Adjudant Kader Arby, à BBC. “Minha mulher e as crianças estão muito bem no momento.”
“Todos nos ligaram! Todo mundo! As autoridades do nosso governo nos parabenizaram pelo feito. Eu os agradeci. Até o presidente me ligou”, completou.
As crianças e Halima ficarão em observação por algumas semanas até que sejam liberados.
Hipeness