Na Hora aumenta em 31% a produtividade

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Em contrapartida servidores reinvindicam recomposição da gratificação de atendimento no Órgão.

Por Rogério Cirino*

Seis das sete unidades do Na Hora do Distrito Federal passaram por reformas na estrutura física e no parque tecnológico nos últimos meses, representando em média um aumento de 31% na produtividade e beneficiando diretamente a população. A Sejus, Secretaria de Justiça e Cidadania, trabalha para oferecer o melhor atendimento e resultado nos serviços prestados, proporcionando qualidade e cidadania à população.

Recentemente, o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou a reforma da unidade do Gama e também realizou melhorias nas instalações de Brazlândia, Riacho Fundo, Sobradinho, Ceilândia e da Rodoviária do Plano Piloto. Resta apenas a entrega da unidade de Taguatinga. As mudanças estruturais e tecnológicas vieram acompanhadas do aumento na oferta de serviços, como na Rodoviária do Plano Piloto e em Ceilândia, que ampliaram os atendimentos com serviços da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Além disso, a unidade de Brazlândia ganhou um posto do Instituto de Identificação da Polícia Civil (PCDF) e outro da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Em Sobradinho, foram acrescentados guichês para o serviço de biometria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), enquanto no Riacho Fundo houve a implementação do BRB Conveniência e, no Gama, um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

As reformas foram estruturais, incluindo a modernização tecnológica das unidades, a ampliação de copas e banheiros, a substituição de pias e revestimento das paredes e do piso, instalação de armários, adequação de toda a rede elétrica e substituição de toda a rede lógica, permitindo maior velocidade de tráfego. Os espaços também foram otimizados com a troca de mobiliário, visando atender mais servidores, colaboradores e a população.

A parceria do Banco de Brasília (BRB) foi fundamental para a execução do projeto, que trocou a tecnologia das unidades e custeou as reformas. O presidente do banco, Paulo Henrique Costa, destaca o papel social da instituição na colaboração com o Na Hora, ajudando a melhorar o atendimento e a prestação de serviços para a população.

Atualmente, o DF conta com unidades fixas do Na Hora na Rodoviária do Plano Piloto, em Sobradinho, Taguatinga, Brazlândia, Ceilândia, Gama e Riacho Fundo, além do posto de perícias médicas na Asa Sul. Em 2021, as oito unidades registraram um milhão de atendimentos. Criado em 2001 para facilitar a vida do cidadão, o Na Hora oferece serviços como a regularização de débitos, emissão de documentos, ligação de água, emissão de Habite-se e solicitações ao Detran-DF, entre outros. Acesse aqui os endereços, telefones e serviços disponíveis em cada unidade.

Sem reajuste

Na estrutura do Na Hora atuam servidores e empregados públicos dos diversos Órgãos e empresas do Governo do Distrito Federal. De maneira a recompensar estes servidores pela jornada diferenciada, com uma jornada que incluí trabalho aos sábados além do estresse típico de quem lida diretamente com o público, foi criada a Gratificação de Atendimento ao Público.

Este instrumento além de recompensar os servidores também serviria de incentivo para a vinda de mais pessoal qualificado para o serviço.

Porém, segundo representantes da Assosehora – Associação dos servidores e empregados do Na Hora, esta gratificação não é reajustada a mais de 9 anos.

*Com informações da Agência Brasília e Assosehora

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