Número dois da Previdência de Lula é preso em operação da PF contra fraudes no INSS

Secretário executivo do ministério foi afastado e cumprirá prisão domiciliar; ação apura descontos ilegais em benefícios

O secretário executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo Portal, foi preso nesta quinta-feira (18) durante a nova fase da operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal. A investigação apura irregularidades no pagamento de descontos associativos a aposentados e pensionistas do INSS.

Segundo a PF, Adroaldo Portal foi afastado do cargo por decisão judicial e teve a prisão domiciliar decretada. Ele é considerado o número dois da pasta no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A operação cumpre 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações ocorrem em São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e no Distrito Federal.

De acordo com a Polícia Federal, a fase atual da operação tem como objetivo esclarecer a prática dos seguintes crimes:

A CNN Brasil informou que tentou contato com Adroaldo Portal e com o Ministério da Previdência. Até a publicação, não houve posicionamento oficial. O espaço permanece aberto para manifestações.

A operação Sem Desconto foi deflagrada inicialmente em 23 de abril deste ano pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). As investigações identificaram um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.

Na primeira fase, os investigadores estimaram que as fraudes poderiam alcançar cerca de R$ 6 bilhões. Desde então, ao menos 18 pessoas foram presas, entre políticos e empresários, em diferentes etapas da apuração.

Com a ação desta quinta-feira, a Polícia Federal chega à nona fase da operação, que segue em andamento para identificar todos os envolvidos e dimensionar o prejuízo causado aos beneficiários da Previdência Social.

#bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #jornalistaheliorosa #politicadf #INSS #PoliciaFederal #OperacaoSemDesconto #FraudesNoINSS #PrevidenciaSocial #GovernoLula #STF #CGU #Aposentados #Pensionistas #Corrupcao #CrimeOrganizado #Brasil #Justica #Noticias

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui