Obra do viaduto do torto em ritmo acelerado

Os serviços na estrutura já atingiram 40% do cronograma

Fonte: Agência Brasília, Carlina Jardon


A construção da última obra de arte especial que falta para a conclusão total da Ligação Torto-Colorado (LTC) está  em compasso intenso. O trabalho, orçado em R$ 90 milhões é realizado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e já chegou a 40% dos serviços concluídos.

Já foram executadas as etapas de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas – apoio da laje. Atualmente os trabalhos estão na fase de produção das vigas de concreto armado e para o término da fase estrutural da obra de arte, a próxima ação será o levantamento e instalação dessas vigas.

Na sequência será realizada a construção do tabuleiro da ponte – por onde circulam os veículos, o encabeçamento e a pavimentação asfáltica do viaduto, a instalação de guarda-corpos e, por fim, a sinalização horizontal e vertical.

A obra neste viaduto conta com a força de trabalho de 80 operários e está prevista para ser concluída em outubro deste ano.

“Em breve, com o término deste viaduto, os motoristas que trafegam pela saída norte de Brasília vão poder contar com o trânsito sem retenções e cada vez mais seguro” explicou o superintendente de obras do DER, Cristiano Cavalcante.

Para o comerciante Cláudio Dias, de 58 anos, toda obra gera transtornos, mas o resultado sempre compensa. “Sempre há um desgaste quando uma obra viária está em andamento, mas ao final, ela sempre proporciona aos motoristas menos tempo no trânsito e mais tempo em casa. E isso compensa tudo”, disse.

Outra parte dos trabalhos

Com 98% dos trabalhos efetuados na Ligação Torto-Colorado, por onde trafegam mais de 50 mil veículos diariamente, está em execução também o encabeçamento de um viaduto na área do Balão do Torto.

Este serviço envolve os trabalhos de terraplenagem, que já atingiram 50% do cronograma e deve ser concluído em até 30 dias. Após esta etapa serão realizadas a estrutura do pavimento, o revestimento asfáltico, a sinalização viária e os dispositivos de drenagem pluvial nessa área.

Esta parte da obra deverá ser concluída no final de julho deste ano.

* Com informações do DER-DF

Histórico da obra

Iniciada em 2014, a obra conta com até 100 operários e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER/DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meio-fio e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e dez viadutos.

Em setembro de 2019 parte da obra foi parcialmente liberada com três pistas de rolamento em cada sentido, inutilizando a operação de reversão de trânsito que acontecia no local no horário de pico da manhã.

O trabalho, orçado em R$ 90 milhões é realizado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e já chegou a 40% dos serviços concluídos.Já foram executadas as etapas de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas – apoio da laje. Atualmente os trabalhos estão na fase de produção das vigas de concreto armado e para o término da fase estrutural da obra de arte, a próxima ação será o levantamento e instalação dessas vigas.

Na sequência será realizada a construção do tabuleiro da ponte – por onde circulam os veículos, o encabeçamento e a pavimentação asfáltica do viaduto, a instalação de guarda-corpos e, por fim, a sinalização horizontal e vertical.A obra neste viaduto conta com a força de trabalho de 80 operários e está prevista para ser concluída em outubro deste ano.

“Em breve, com o término deste viaduto, os motoristas que trafegam pela saída norte de Brasília vão poder contar com o trânsito sem retenções e cada vez mais seguro” explicou o superintendente de obras do DER, Cristiano Cavalcante.

Para o comerciante Cláudio Dias, de 58 anos, toda obra gera transtornos, mas o resultado sempre compensa. “Sempre há um desgaste quando uma obra viária está em andamento, mas ao final, ela sempre proporciona aos motoristas menos tempo no trânsito e mais tempo em casa. E isso compensa tudo”, disse.

Outra parte dos trabalhosCom 98% dos trabalhos efetuados na Ligação Torto-Colorado, por onde trafegam mais de 50 mil veículos diariamente, está em execução também o encabeçamento de um viaduto na área do Balão do Torto.Este serviço envolve os trabalhos de terraplenagem, que já atingiram 50% do cronograma e deve ser concluído em até 30 dias. Após esta etapa serão realizadas a estrutura do pavimento, o revestimento asfáltico, a sinalização viária e os dispositivos de drenagem pluvial nessa área.

Esta parte da obra deverá ser concluída no final de julho deste ano.* Com informações do DER-DFHistórico da obraIniciada em 2014, a obra conta com até 100 operários e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões.

O DER/DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meio-fio e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e dez viadutos.Em setembro de 2019 parte da obra foi parcialmente liberada com três pistas de rolamento em cada sentido, inutilizando a operação de reversão de trânsito que acontecia no local no horário de pico da manhã.

A conclusão das obras no Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, que compreende as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte (TTN) aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.A conclusão das obras no Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, que compreende as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte (TTN) aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.

BSB TIMES

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui