Operação Mão Dupla – PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCOR/Decor), em atuação conjunta com a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep/MPDFT), deflagrou, na manhã desta terça-feira, 7, a Operação Mão Dupla, visando o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão no âmbito de investigação que apura possíveis irregularidades relacionadas à execução de contratos administrativos celebrados por autarquia do Distrito Federal. As diligências foram realizadas em residências dos investigados, em empresa privada e em unidade da referida autarquia.

A investigação teve origem em procedimento instaurado pelo MPDFT, posteriormente encaminhado à DRCOR/Decor, e apura possíveis irregularidades na execução e fiscalização de contratos administrativos de prestação de serviços técnicos de engenharia, destinados à elaboração de estudos, projetos e demais produtos técnicos voltados ao planejamento de obras rodoviárias, cujos valores, somados, ultrapassam R$ 33 milhões.

Os elementos de informação reunidos até o momento indicam, em tese, possíveis irregularidades na validação da execução contratual, com decorrente prejuízo ao erário, circunstâncias que motivaram o aprofundamento das investigações mediante a adoção das medidas cautelares autorizadas judicialmente. No curso da investigação também foram identificados indícios de movimentações financeiras consideradas atípicas, evolução patrimonial objeto de apuração e possível utilização de terceiros e de pessoas jurídicas para circulação de recursos, fatos que igualmente integram o objeto da investigação.

Os fatos investigados poderão caracterizar, em tese, a prática de crimes contra a Administração Pública, lavagem de dinheiro e associação criminosa, sem prejuízo de eventual adequação típica decorrente do prosseguimento das investigações. O nome “Operação Mão Dupla” faz referência à hipótese investigativa de possível atuação coordenada entre agentes públicos e particulares para a prática das irregularidades apuradas, circunstância que permanece sob investigação.

As investigações prosseguem sob sigilo judicial.





Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui