Ortega manda fechar até os escoteiros

Ditador cancela registros de entidades católicas, evangélicas e escoteiros

O governo da Nicarágua, liderado por Daniel Ortega, tomou a decisão de cancelar as pessoas jurídicas de 11 organizações, incluindo a Associação Universidade de Ciências da Saúde e Energias Renováveis (Ucser) e a Associação de Escoteiros da Nicarágua. A ministra do Interior, María Amelia Coronel, baseou a dissolução nessas entidades em acordos ministeriais, alegando violações acadêmicas no caso da Ucser e falta de apresentação de balanços financeiros no caso dos Escoteiros.

Além dessas, outras 8 organizações, abrangendo entidades católicas, evangélicas e sociais, também tiveram suas atividades encerradas pelo governo. Quanto ao patrimônio dessas organizações, a Procuradoria-Geral da República ficará encarregada de transferir os bens móveis e imóveis para o Estado nicaraguense, com exceção de duas organizações que solicitaram dissolução voluntária.

Este ato eleva para mais de 3.550 o número de organizações dissolvidas desde os protestos populares de abril de 2018. Deputados sandinistas afirmam que algumas ONGs usaram recursos para desestabilizar o governo de Ortega durante manifestações, enquanto o governo alega que a ilegalização faz parte de um processo de ordenamento, pois nem todas as 7.227 ONGs registradas em 2018 estavam operando. A Nicarágua enfrenta uma crise política e social desde abril de 2018, intensificada após as eleições controversas de novembro de 2021, que resultaram na reeleição de Ortega para um quinto mandato.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui