O programa de habitação do GDF tem como objetivo ajudar famílias que ganham até cinco salários mínimos a comprar um imóvel
FONTE: METRÓPOLES
No Brasil, 70% das famílias com renda bruta de até cinco salários mínimos não conseguem comprar a casa própria. Segundo a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), isso ocorre porque elas não têm o valor de entrada necessário para financiar o imóvel.
Para quebrar essa barreira, o GDF criou o Programa Passaporte Morar DF, desenvolvido pela Codhab em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF.
O programa tem como objetivo ajudar famílias de baixa renda a comprar o imóvel próprio.
Com o Passaporte Morar DF, o GDF paga até 15 mil reais para o beneficiário dar de entrada na hora do financiamento do imóvel.
Atualmente, a Codhab conta com mais de 100 mil habilitados. Desse total, 96% são famílias que ganham até cinco salários mínimos de renda bruta que não conseguem juntar o recurso para dar de entrada na hora de financiar o imóvel.
Passaporte Morar DF
O subsídio será concedido uma única vez por grupo familiar e será reajustado anualmente de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC). Esse ajuste mantém o valor do benefício compatível com a inflação e as variações no custo da construção.
Aprovado o subsídio, o beneficiário receberá da Codhab um certificado de habilitação intitulado “Passaporte Morar DF”. O certificado terá o nome, o CPF e o número do processo administrativo do beneficiário, além do empreendimento e da unidade habitacional selecionados.
Com o passaporte expedido, o candidato irá até a construtora correspondente para a realização da contratação do financiamento junto ao agente financeiro.
O benefício Morar DF será pago diretamente à construtora, no ato da compra, por meio da Caixa Econômica Federal, banco responsável pelas transações no âmbito de programas habitacionais.
A iniciativa atenderá famílias inscritas na lista da Codhab, além das interessadas em comprar imóveis diretamente das construtoras cadastradas no programa.
A partir da avaliação, a Codhab divulgará informações sobre os selecionados, de modo que a população saiba os imóveis disponíveis e a localização deles. Com os pré-requisitos atendidos para adesão ao programa, a família poderá procurar diretamente a construtora.
A companhia também fará chamamentos públicos para a iniciativa privada, para que empresas cadastrem empreendimentos no perfil do programa.
Morar Bem
A inscrição no Morar Bem pode ser feita pelo site codhab.df.gov.br ou pelo app (Google Play e App Store). O passaporte é para quem já fez essa inscrição.
Requisitos mínimos para acesso ao Morar DF:
- Renda bruta de até cinco salários mínimos (R$ 7.060).
- Morar no Distrito Federal.
- Não ser proprietário de imóvel.
- Não ter sido beneficiado pela política habitacional anteriormente.
Interessados podem obter mais informações no site df.gov.br/passaportemorardf.
Mais benefícios
Pelo Morar DF, os beneficiários poderão acessar, ainda, outros subsídios de política habitacional a nível distrital ou federal como forma de facilitar a compra da moradia, exceto nos casos em que o imóvel já seja subsidiado pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
A ação é estendida, também, às famílias de baixa renda que já têm processos de aquisição de unidades habitacionais em andamento em qualquer programa habitacional.
Codhab
Endereço da sede: Setor Comercial Sul Quadra 6, Bloco A, Lotes 12/13 – Brasília (DF) / Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Telefone: 156