Categoria decide em 29/12 se entram em greve após rejeitar proposta de Azul e Gol por reajuste salarial e melhores condições.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou estado de greve e convocou assembleia geral extraordinária para a manhã de 29 de dezembro, quando pilotos e comissários decidirão se iniciam paralisação. A reunião ocorre às 9h30 na sede do sindicato em São Paulo. A categoria reivindica reajuste salarial, melhores condições de trabalho e combate à fadiga, tema ligado à saúde dos tripulantes e segurança operacional.
O estado de greve foi oficializado após rejeição, em votação até 22 de dezembro, da proposta das companhias aéreas para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Segundo o SNA, 49,31% votaram contra, 49,25% a favor e 1,44% se abstiveram.
A negociação envolve apenas Azul e Gol. Em dezembro, pilotos da Latam aprovaram propostas de acordo coletivo apresentadas pela empresa.
A possível greve pode causar problemas nos aeroportos brasileiros já na reta final de 2025, afetando o transporte aéreo nacional.
A categoria aponta o combate à fadiga como pauta prioritária, relacionando à saúde e segurança.
O anúncio ocorre em período de alta demanda por voos devido às festas de fim de ano.
O SNA representa pilotos, copilotos e comissários de voo em todo o país.
#Aeronautas #GreveAeronautas #SNA #Azul #Gol #CCT #TST #ReajusteSalarial #FadigaPilotos #AviacaoBrasileira #df #distritofederal #brasilia #metrópoles #bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #portaisassociados #jornalistaheliorosa






