Chefe do Estado-Maior israelense disse que seu país está preparado “para todos os cenários em todas as arenas”
FONTE: PLENO.NEWS
O chefe do Estado-Maior israelense, Herzi Halevi, declarou que o ataque ao Irã na última sexta-feira (25) demonstrou somente uma parte da capacidade militar de seu país, ressaltando o preparo de seu exército. Ele advertiu que o país comandado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu pode “fazer muito mais”.
– Nossa mensagem é muito, muito clara, e se conecta com eventos que ocorreram em todo o Oriente Médio nos últimos meses. Qualquer ameaça, em qualquer lugar, a qualquer hora, tempo, saberemos como alcançá-lo [Irã], saberemos como atacar. Utilizamos apenas uma parte das nossas capacidades, podemos fazer muito mais. Estamos preparados para todos os cenários em todas as arenas – declarou Halevi.
Em suas primeiras declarações públicas envolvendo à retaliação ao Irã, Netanyahu afirmou que o ataque foi “preciso e potente, cumprindo todos seus objetivos”. De acordo com ele, a ofensiva afetou a capacidade do país vizinho desenvolver mísseis.
Caso as regiões petrolíferas ou nucleares fossem atingidas, a escalada da tensão teria sido muito mais grave.
– O regime deve compreender algo muito simples. Quem nos prejudicar, nós iremos prejudicá-los – assinalou.
De acordo com a imprensa estatal iraniana, o ataque israelense teve como alvo bases militares no oeste e sudoeste de Teerã, mas disse que os mísseis foram repelidos pelos sistemas de defesa.
Após os ataques aéreos, o Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que tem o direito de autodefesa e “se considera com direito e obrigado a se defender contra atos estrangeiros de agressão”.