Polícia do Capitólio reforça segurança e alerta sobre plano de nova invasão

Risco de ataque fez Câmara mudar calendário de votação; movimento conspiratório acredita que Donald Trump será empossado nesta quinta-feira (4)

Reportagem: CNN Internacional

Oficiais dos Estados Unidos alertaram os parlamentares sobre uma potencial ameaça contra o Capitólio nesta quinta-feira (4). A segurança do local foi reforçada como medida de precaução. Em janeiro deste ano, durante a sessão que confirmaria Joe Biden como presidente, o complexo foi invadido e as vidas dos legisladores colocadas em risco por manifestantes pró-Trump.

Agora, os teóricos da conspiração QAnon acreditam que o ex-presidente republicano será empossado em 4 de março, retornando à presidência. Entre 1793 e 1933, a posse costumava ocorrer neste dia ou em uma data próxima.

Diante do alerta da Polícia do Capitólio, a Câmara mudou a programação e decidiu realizar uma votação sobre um projeto de reforma da polícia na quarta-feira à noite, em vez de quinta-feira, conforme planejado.

Informações fornecidas pelo FBI e pelo Departamento de Segurança Interna alertaram sobre o aumento de conversas entre extremistas, incluindo membros do grupo Three Percenters, discutindo possíveis conspirações contra o Capitólio em 4 de março, data que se tornou foco para os teóricos da conspiração, segundo fontes conhecidas com o assunto.

Durante uma audiência no Senado na quarta-feira, Melissa Smislova, chefe de inteligência em exercício do Departamento de Segurança Interna, confirmou aos legisladores que o órgão e o FBI emitiram internamente um boletim de inteligência conjunto sobre “extremistas discutindo 4 e 6 de março”.

O boletim também alertou sobre ameaças ao discurso do presidente Joe Biden em uma sessão conjunta do Congresso. Os presidentes normalmente não fazem um discurso oficial sobre o Estado da União nos primeiros meses do primeiro mandato, mas o governo Biden considerou fazer isso ainda este ano.

Cerimônia de posse do presidente dos EUA acontece no Capitólio
Capitólio dos Estados Unidos, sede do poder Legislativo
Foto: CNN Brasil

A Polícia do Capitólio dos EUA divulgou um comunicado no qual afirma que obteve informações de um “possível complô para violar o Capitólio por um grupo de milícia identificado na quinta-feira, 4 de março”

O departamento disse estar “ciente e preparado para quaisquer ameaças potenciais aos membros do Congresso ou ao complexo do Capitólio” e que fez “atualizações de segurança significativas”, incluindo a adição de uma estrutura física ao redor do complexo.

A chefe interina do órgão, Yoganada Pittman, também disse ao Congresso na quarta-feira que seu departamento tinha “inteligência relativa” a respeito dos próximos dias, mas disse que não seria “prudente” compartilhar a inteligência “sensível à aplicação da lei” em uma audiência pública.

Pittman garantiu aos congressistas, no entanto, que o departamento está em uma postura de segurança “aprimorada” e que a Guarda Nacional e a Polícia do Capitólio foram informadas sobre o que esperar nos próximos dias.

O sargento de armas em exercício, Timothy Blodgett, comunicou aos membros, em um memorando obtido pela CNN na segunda-feira que, embora estejam aumentando a segurança por precaução, “neste momento a Polícia do Capitólio não tem nenhuma indicação de que grupos viajarão a Washington DC para protestar ou cometer atos de violência . “

Blodgett escreveu que enviou oficiais para reforçar a segurança em todo o terreno do Capitólio. Ele também afirmou que a relevância do movimento “supostamente diminuiu entre vários grupos nos últimos dias.”

O senador Alex Padilla, um democrata da Califórnia, falou à CNN em resposta ao alerta do FBI e do Departamento de Segurança de que ele e seus colegas levam a ameaça “muito a sério”.

“Há uma razão pela qual ainda há homens e mulheres da Guarda Nacional destacados no Capitólio neste momento, e a vedação e a barreira que vemos”, disse Padilla em uma entrevista.

“É por causa do que aconteceu em 6 de janeiro. Ainda temos que responsabilizar todos pelo que aconteceu no dia 6 de janeiro. E ainda não fizemos as muitas mudanças necessárias para garantir o avanço do Capitólio. Portanto, isso está evoluindo em tempo muito real. Francamente, estas informações do Departamento de Segurança podem ser oficialmente novas, mas não surpreendem”.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui