Polícia Federal Amplia Investigação sobre Milícias Digitais na Operação Contra Braga Netto

Quebra de Sigilo Telefônico do Ex-Ministro Levanta Preocupações Sobre Mensagens e Possíveis Provas

A Polícia Federal avança em sua operação de investigação contra o ex-ministro Walter Braga Netto, um antigo membro do governo de Jair Bolsonaro, em meio a suspeitas de corrupção na compra de coletes balísticos em 2018. A quebra do sigilo telefônico do ex-ministro, realizada na terça-feira (12), é vista como uma potencial fonte de informações que podem não estar limitadas apenas ao caso dos coletes à prova de bala no Rio de Janeiro. Agentes da Polícia Federal acreditam que esta medida pode fornecer insights valiosos para outras investigações em andamento, incluindo o inquérito das milícias digitais, sob a supervisão do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF).

O general Walter Braga Netto, ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro, teve seu sigilo telefônico rompido como parte da investigação em andamento relacionada à compra suspeita de coletes balísticos no valor de R$ 40 milhões, realizada sem licitação em 2018. Moraes iniciou o inquérito em 2021, com o objetivo de investigar atividades de um grupo criminoso suspeito de conspirar contra a democracia e o Estado de Direito no país.

A liderança nacional do PL (Partido Liberal) expressa apreensão sobre a possível extensão da quebra de sigilo telefônico para incluir as mensagens de Braga Netto. Isso ocorre porque o ex-ministro desempenhou um papel de conexão entre Jair Bolsonaro e as Forças Armadas, especialmente durante um período em que militares da reserva questionavam a integridade das urnas eletrônicas e se opunham à posse do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja também:

O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei feminino. Neste sábado (13), Osasco/São Cristóvão Saúde e Dentil Praia Clube não resistiram à…

O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a “Libertadores” do basquete masculino, terminou para Minas Tênis Clube e Sesi Franca na última sexta-feira (13). O…

O povo rubro-negro quer o mundo de novo e terá a chance de reconquistá-lo. Neste sábado (13), o Flamengo derrotou o Pyramids, do Egito, por 2 a 0, no Estádio…

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) esteve presente, neste sábado (13), na inauguração da primeira Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) no Setor Comercial Sul (SCS). O evento contou…

onvocação dos jovens classificados será feita até 2 de março de 2026, conforme edital da Sefami-DF A Secretaria da Família do Distrito Federal (Sefami-DF) publicou nesta sexta-feira (12), no Diário…

Em busca da classificação para a decisão da Copa Intercontinental de clubes da Fifa, o Flamengo entra em campo contra o Pyramids (Egito) a partir das 14h (horário de Brasília) deste…

Presidente dos EUA afirma que ofensiva por terra seria o próximo passo após operações marítimas contra o narcotráfico, elevando a tensão com o governo Maduro O presidente dos Estados Unidos,…

Presidente dos EUA afirma que ofensiva por terra seria o próximo passo após operações marítimas contra o narcotráfico, elevando a tensão com o governo Maduro O presidente dos Estados Unidos,…

Favorito no segundo turno, José Antonio Kast lidera pesquisas e reacende debate sobre o legado da ditadura militar em um país politicamente dividido O Chile se prepara para um segundo…

Satélite registra espiral de nuvens; ventos de quase 100 km/h causaram mortes, apagões e transtornos em São Paulo e Santa Catarina Imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES-19, operado pela Nasa…

Membros do PL afirmam que sua preocupação não está relacionada ao que Braga Netto teria comunicado a esses militares, pois não acreditam que ele tenha apoiado abertamente teorias golpistas. O foco está nas informações que ele poderia não ter compartilhado em relação às mensagens recebidas, o que poderia se tornar um problema no âmbito do inquérito das milícias digitais.

Além disso, Braga Netto trocou mensagens com Jair Bolsonaro durante e após a campanha eleitoral, o que levanta a possibilidade de que seu celular contenha informações valiosas que poderiam servir como evidências na investigação contra grupos criminosos que atentaram contra as instituições democráticas.

No entanto, o alcance da autorização da operação pela Justiça do Rio de Janeiro permanece em sigilo, e não há informações disponíveis sobre se a quebra de sigilo telefônico se estendeu ao sigilo telemático, que envolve as mensagens.

No que diz respeito às mensagens, mesmo que tenham sido deletadas, a Polícia Federal possui recursos para localizá-las e recuperá-las, como já demonstrado em casos anteriores, como o do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, e do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, nos quais agentes conseguiram acessar dados na nuvem de informações.

Veja também:
[wp_show_posts id=”33504

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui