Empresas excluídas por inadimplência têm nova oportunidade para regularizar débitos e retornar ao regime simplificado
A Receita Federal prorrogou o prazo para os pedidos de enquadramento no Simples Nacional até o dia 5 de março, oferecendo uma oportunidade extra para empresas, especialmente Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI), que foram excluídas do sistema por inadimplência. A medida atende a solicitações do Sebrae, buscando proporcionar melhores condições para que empreendedores de menor porte regularizem sua situação fiscal. O ‘Desenrola PJ’, programa de apoio à regularização financeira, é esperado como parte dessas iniciativas.
O prazo estendido visa auxiliar o retorno ao Simples Nacional, regime que unifica o recolhimento de impostos federais, estaduais e municipais, apresentando alíquotas reduzidas e faixas de faturamento específicas para cada categoria de empresa. Essa prorrogação é crucial para o Microempreendedor Individual (MEI) evitar a exclusão do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (Simei), com penalidades caso não regularize a situação.
Mundo:
O atacante paraguaio Isidro Pitta garantiu a vitória de 1 a 0 do Bragantino sobre o Mirassol, na noite desta segunda-feira (5) no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança…
Em celebração ao Dia Mundial do Lúpus, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, nesta segunda-feira (5), um simpósio voltado para pacientes, familiares, profissionais e estudantes da saúde. O evento,…
Nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado distrital Nagad Zakhour Publicado em 05/05/2025 21h23 Foto: Reprodução A Câmara Legislativa do Distrito Federal manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado distrital…
O fim da carência nos planos de saúde para casos de urgência com gestantes é um dos 18 projetos de lei estão na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS)…
Nesta terça-feira (6), o Plenário pode votar o projeto que garante tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras. Se aprovado, o PL 4.558/2019 retorna para análise da Câmara dos…
Relatório do governo do Rio de Janeiro sobre a expansão do tráfico de drogas e conexões internacionais do crime deve ser apresentado ao governo dos Estados Unidos. Foi o que…
A CPI das Bets vai ouvir na quarta-feira (7), às 11h, o sócio do Pinkbank Brasil, Carlos de La Cruz Hyppolito, e o diretor-executivo do banco, Anderson Cicotoste. Ele serão ouvidos…
Na partida que fechou a 9ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, o Cruzeiro derrotou o Real Brasília por 3 a 0, na tarde desta segunda-feira…
Menos de 24 horas após ter sido preso em flagrante por prática de crime de injúria racial, o meia-atacante boliviano Miguelito, do América Ferroviário PR, foi liberado da prisão em…
Menos de 24 horas após ter sido preso em flagrante por prática de crime de injúria racial, o meia-atacante boliviano Miguelito, do América Ferroviário PR, foi liberado da prisão em…
A Receita Federal, em conjunto com entidades como Comicro e Conampe, está desenvolvendo o programa “Desenrola PJ”, focado em oferecer suporte à regularização financeira de microempresas e MEIs. A expectativa é que o programa, elaborado em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte (MEMP), seja anunciado em breve. Essa iniciativa reforça o compromisso com políticas públicas que buscam apoiar a sobrevivência e atuação desses empreendimentos no mercado.
Variedades: