Presidente do Peru propõe eleições antecipadas depois de protestos que deixaram dois mortos

Presidente do Peru propõe eleições antecipadas depois de protestos que deixaram dois mortos Foto Cris Bouroncle AFP CP

Proposta implica reduzir seu mandato em dois anos e pretende aplacar a indignação da população

AFP via R7

A presidente do Peru, Dina Boluarte, anunciou na madrugada desta segunda-feira que apresentará um projeto de lei ao Parlamento para antecipar as eleições para abril de 2024 após as manifestações em várias cidades do país que deixaram dois mortos.

“Interpretando a vontade da cidadania (…) decidi tomar a iniciativa para alcançar um acordo com o Congresso da República para antecipar as eleições gerais para o mês de abril de 2024”, disse Boluarte em uma mensagem à nação exibida na televisão nos primeiros minutos da segunda-feira.

A proposta implica reduzir seu mandato em dois anos e pretende aplacar a indignação da população, que exige a convocação imediata de eleições presidenciais e legislativas.

Boluarte, que assumiu o governo na quarta-feira passada, após uma tentativa frustrada de golpe de Estado do então presidente Pedro Castillo, anunciou um estado de emergência nas áreas do país que registram protestos violentos.

“Com o mesmo sentido patriótico, anuncio a declaração de estado de emergência nas zonas de alto conflito social para recuperar pacificamente o controle da ordem interna”, afirmou. A nova presidente lamentou a morte de dois manifestantes em Andahuaylas durante a repressão policial.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui