O PL foi apresentado pela senadora Leila Barros (PSB-DF) e permite ao governo federal vacinar os atletas que participarão dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos no meio do ano.
Por Hélio Rosa para o BSB Times
O projeto não propõe “furar a fila”, mas sim prevê que os imunizantes só podem ser ofertados aos atletas após a vacinação dos grupos prioritários. De acordo com Leila, imunizar os atletas é uma questão de segurança sanitária. Ela lembra que a delegação irá retornar ao Brasil após os jogos e que a imunização desse grupo é essencial para proteger os brasileiros.
“Serão aproximadamente 1000 pessoas que se deslocarão para um outro país e terão contato com milhares de atletas de outras nações que estão em estágios diferentes da pandemia. Imunizar a delegação brasileira é garantir a segurança dos demais desportistas, da população do país sede dos Jogos e dos brasileiros.”, disse a senadora de Brasília, que foi também medalhista olímpica.
Pela proposta também as doses seriam compradas pela iniciativa, evitando o comprometimento do estoque disponível do SUS.
A senadora ainda destacou que o projeto não prevê a vacinação obrigatória da delegação, mas apenas cria as condições legais para que o governo federal autorize a compra das vacinas pela iniciativa privada.