Protestos por impeachment do governador do Amazonas se intensificam

Mais de mil populares e pequenos empresários protestam em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas -ALEAM cobrando o afastamento do governador Wilson Lima

Por Hélio Rosa

Desde o início dessa manhã os protestos se intensificaram, os manifestantes recebem apoio maciço de populares que passam em frente à Assembleia legislativa do Estado. Em cartazes e megafones cobram ação dos parlamentares contra o governador acusado de desvios de verbas recebidas para o combate à covid-19.

O Amazonas vem sofrendo desde o início da pandemia com o caos na saúde, o que se intensificou nos últimos meses com o alastramento da nova cepa mais contagiosa e o despreparo das unidades de atendimento. Também em decorrência disso o governo local vem decretando sucessivos “lockdowns” o que piorou ainda mais a situação da população com a piora da crise econômica.

 

No início do mês de janeiro a situação ficou critica quando o oxigênio hospitalar acabou nos hospitais de Manaus e centenas de pessoas morreram sufocadas sem o auxílio respiratório adequado.

A situação já havia sido exposta por autoridades que se rebelaram contra a atuação supostamente fraudulenta do governador em licitações de suprimentos de saúde, e ainda em janeiro o advogado, e ativista da ética pública, Marco Vicenzo entrou com pedido de impeachment do governador.

Ainda em julho do ano passado a Procuradoria-Geral da República – PGR deflagrou junto da Polícia Federal – PF a operação Sangria que resultou no pedido de prisão do governador Wilson Lima, o que foi negado pelo STJ.

Desde então o governo do Amazonas balança e se segura em artimanhas políticas para evitar o afastamento e a perda do foro privilegiado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui