PT lança pré-candidatura de Lula à presidência com Alckmin como vice

Em seu discurso, Lula falou sobre defesa da soberania

Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil – São Paulo

O PT lançou oficialmente hoje (7) a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como vice, para concorrer à Presidência da República nas eleições de 2022. Além de Alckmin, que participou virtualmente por estar com covid-19, estiveram presentes lideranças dos partidos que apoiam a candidatura, como PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede, além de centrais sindicais, movimentos sociais, artistas, influenciadores e a militância dos partidos. O movimento foi denominado Vamos Juntos Pelo Brasil.

Alckmin falou por vídeo de casa e disse que “nenhuma divergência do passado, nenhuma diferença do presente nem as disputas de ontem e nem as eventuais discordâncias futuras serão motivos para que ele deixe de apoiar e defender com toda a convicção a volta de Lula à presidência”. “É com muito orgulho que faço isso com respaldo, confiança e participação do meu partido”, disse.

Em seu discurso, Lula disse que este é um dia muito especial por conseguir juntar todas as forças políticas progressistas em torno de uma campanha. “Eu e todos que estão juntos comigo temos uma causa que é restaurar a soberania do Brasil e do povo brasileiro”.

Segundo o ex-presidente, durante seu governo o diálogo foi a marca registrada, com abertura para a sociedade civil junto aos ministérios. “Vamos ter que fazer isso novamente e para isso apresento o imenso legado do nosso governo. Fizemos muito, mas tenho consciência de que ainda é preciso e possível fazer muito mais”.

Veja também:

Coligação

O PT, PCdoB e PV formaram uma federação partidária para disputar a eleição de 2022. Já o PSB, partido Alckmin, Solidariedade, Rede e Psol formaram uma coligação com os petistas. Na federação partidária, as siglas ficam unidas ao longo de quatro anos em âmbito nacional, estadual e municipal e são equiparadas a partidos políticos e os partidos precisam ficar na federação por, pelo menos, quatro anos ou sofrem punições. A coligação tem natureza eleitoral e se extingue após as eleições.

Nas coligações, os partidos só podem se coligar para lançar candidatos para as eleições majoritárias (prefeito, governador, senador e presidente da República). Para as eleições proporcionais (vereador, deputado estadual, deputado distrital e deputado federal), é possível formar a federação.

O vídeo publicado por um ciclista do DF, elogiando um motorista de ônibus, chamou a atenção nas redes sociais, nesta semana. No vídeo, Weimar Pettengill, que também é policial judicial,…

CLDF dá início à formação de servidores para combater a violência contra a mulher Aproximar os servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal da temática da violência contra a mulher…

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta sexta-feira (23), 543 oportunidades para quem procura um emprego. Há vagas para diferentes níveis de escolaridade e para profissionais com e…

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que o Estádio Nacional Mané Garrincha será o palco da partida da seleção brasileira com o Peru pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa…

Em alusão à campanha Agosto Dourado, mês que visa estimular o aleitamento materno e promover informações acerca da sua importância, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Regional…

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) implementou um novo modelo de interface que vai reduzir o tempo de análise dos exames. Por meio da automação dos processamentos das amostras…

Policiais militares do 8º Batalhão detiveram um homem com dinheiro falso no Centro de Ceilândia, às 13h desta quinta-feira (22). O suspeito foi visto no CNM 01, próximo a uma…

Dia 25 de agosto, domingo, acaba o período de inscrições para o próximo ciclo do RenovaDF, fase que está ofertando 3 mil vagas. As inscrições poderão ser realizadas de forma…

No dia 21/08/2023, uma equipe de policiais civis da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, à Propriedade Imaterial e a Fraudes – CORF/PCDF, em conjunto com a DIPOVA/DF…

Fotos: sgt Isac/ PMDF No cenário desafiador da segurança pública em Sobradinho, destaca-se uma equipe cujo comprometimento vai além do dever. O Grupo Tático Operacional (GTOP) 33 do 1° Pelotão,…

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui