Em seu discurso, Lula falou sobre defesa da soberania
Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil – São Paulo
O PT lançou oficialmente hoje (7) a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como vice, para concorrer à Presidência da República nas eleições de 2022. Além de Alckmin, que participou virtualmente por estar com covid-19, estiveram presentes lideranças dos partidos que apoiam a candidatura, como PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede, além de centrais sindicais, movimentos sociais, artistas, influenciadores e a militância dos partidos. O movimento foi denominado Vamos Juntos Pelo Brasil.

Alckmin falou por vídeo de casa e disse que “nenhuma divergência do passado, nenhuma diferença do presente nem as disputas de ontem e nem as eventuais discordâncias futuras serão motivos para que ele deixe de apoiar e defender com toda a convicção a volta de Lula à presidência”. “É com muito orgulho que faço isso com respaldo, confiança e participação do meu partido”, disse.
Em seu discurso, Lula disse que este é um dia muito especial por conseguir juntar todas as forças políticas progressistas em torno de uma campanha. “Eu e todos que estão juntos comigo temos uma causa que é restaurar a soberania do Brasil e do povo brasileiro”.
Segundo o ex-presidente, durante seu governo o diálogo foi a marca registrada, com abertura para a sociedade civil junto aos ministérios. “Vamos ter que fazer isso novamente e para isso apresento o imenso legado do nosso governo. Fizemos muito, mas tenho consciência de que ainda é preciso e possível fazer muito mais”.
Veja também:
Coligação
O PT, PCdoB e PV formaram uma federação partidária para disputar a eleição de 2022. Já o PSB, partido Alckmin, Solidariedade, Rede e Psol formaram uma coligação com os petistas. Na federação partidária, as siglas ficam unidas ao longo de quatro anos em âmbito nacional, estadual e municipal e são equiparadas a partidos políticos e os partidos precisam ficar na federação por, pelo menos, quatro anos ou sofrem punições. A coligação tem natureza eleitoral e se extingue após as eleições.
Nas coligações, os partidos só podem se coligar para lançar candidatos para as eleições majoritárias (prefeito, governador, senador e presidente da República). Para as eleições proporcionais (vereador, deputado estadual, deputado distrital e deputado federal), é possível formar a federação.
O Mundial de Clubes de Vôlei Feminino começa nesta terça-feira (9) em São Paulo com dois times brasileiros entre os oito participantes: Praia Clube (MG) e Osasco (SP). O primeiro…
Os condutores de ambulância do Distrito Federal reivindicaram a criação de um plano de carreira próprio, a partir da sanção da Lei nº 15.250/2025, que regulamentou o exercício da atividade….
Voltar Giro Distrital destaca votações em plenário na CLDF Giro Distrital destaca votações em plenário na CLDF Publicado em 08/12/2025 14h30 Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF Agência CLDF Source link
Setor cultural pede mais recursos e participação popular no orçamento do DF Seminário da CEC debate cortes no orçamento, falta de manutenção e propõe orçamento participativo Em reunião pública promovida…
Além dos atendimentos para criadores de Gado Nelore, caravana também contemplará produtores de Gir Leiteiro e Guzerá (Foto: Emater-GO) A Emater Goiás e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu…
Paciente recebe prótese na Oficina Ortopédica do Crer. Unidade do Governo de Goiás é referência nacional em atendimento humanizado e produção personalizada (Foto: Klysman Prado) O Centro Estadual de Reabilitação…
A 8ª Delegacia de Polícia da PCDF deflagrou, nesta segunda-feira (08/12), a Operação The Devil, voltada à repressão de um grupo criminoso responsável pela distribuição de entorpecentes na região da…
Nesta segunda-feira (8/12), a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado…
Victor Emanuel da Silva Gomes, 13 anos, morador do bairro Capuava, em Goiânia, ganhou uma das bicicletas sorteadas (Foto: Hegon Correa e Adalberto Ruchelle) A manhã deste domingo (07/12) foi…
Quarta edição de 2025 reúne 100 casais em celebração gratuita que inclui preparação, cerimônia e apoio logístico Cem casais oficializaram a união neste domingo (7) durante a quarta edição de…







