Quem é a pessoa estampada nas cédulas do real?

A figura com cabelos ondulados e coroa de folhas já estampou quatro modelos de cédulas em três planos econômicos, sendo um símbolo monetário nacional

Uma tal de efígie?

Tal figura é chamada de ‘efígie’, porém, se engana quem acredita que esse seria o nome específico da representação presente na moeda nacional; efígie é o nome que se dá para qualquer figura com características humanas presentes em cédulas, independentemente do local — como os presidentes americanos na nota do dólar ou os monarcas nas libras esterlinas.

Não necessariamente as efígies devem representar pessoas reais, visto que podem ser um símbolo com traços da beleza nacional. É o caso da imagem presente nas notas do real, com a chamada ‘efígie da República brasileira’, que é uma representação alegórica de diversos traços da transição política brasileira.

Alguns registros dessa figura foram feitos, como um quadro em 1896 do artista Manoel Lopes Rodrigues, e outro em 1919, por Décio Villares, alcunhando figuras femininas semelhantes como a ‘efígie da República brasileira’. Ela passou a ser selecionada para representar nossa moeda desde 1889, após a proclamação, com sua primeira representação, ainda com um molde de rosto diferente do atual.

FONTE: Aventuras na História

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui