O Rei Charles III foi coroado neste sábado (6) na Abadia de Westminster, em Londres, quase 70 anos após a coroação da rainha Elizabeth II.
Por Rogério Cirino
A cerimônia religiosa foi celebrada pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana, a igreja oficial da Inglaterra, e contou com a presença de mais de 2.200 pessoas, incluindo atuais e antigos chefes de Estado, realezas estrangeiras e ministros britânicos.
Charles assumiu o trono do Reino Unido em setembro de 2022, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. O evento teve um forte apelo religioso, onde o monarca foi apresentado aos seus súditos britânicos e fez o juramento sobre o reinado com a mão sobre a bíblia. Houve uma oração especial do arcebispo Justin Welby, a apresentação de um coral gospel e um sermão de Welby. Charles foi coroado com a coroa de Santo Eduardo e recebeu os símbolos da monarquia, como a espada e o cetro real, sendo abençoado.
O custo da cerimônia, que ainda não foi confirmado oficialmente, foi estimado em £100 milhões (cerca de €113 milhões), mais do que o dobro do que foi gasto na coroação da rainha Elizabeth II há 70 anos. Segundo o Palácio de Buckingham, foram convidados representantes de 203 localidades pelo mundo, bem como agentes comunitários e de caridade. A rainha consorte Camilla também foi coroada, com a coroa da rainha Mary de 1911.
Veja imagens da cerimônia (CNN Brasil)