Pedido envolve dados bancários e fiscais do filho de Lula; governo articula para barrar avanço
O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), pediu nesta segunda-feira (2) a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Gaspar, a solicitação se baseia em mensagens interceptadas pela investigação nas quais Antônio Camilo, ao ser questionado sobre um pagamento de R$ 300 mil, afirma que o dinheiro seria destinado a “o filho do rapaz”. A Polícia Federal interpreta a frase como referência direta a Lulinha.
O relator sustenta que há indícios de que Roberta Luchsinger teria atuado como intermediária financeira para repasse de vantagens indevidas, além de apontar tentativa de obstrução de justiça após orientações para destruição de telefones e ocultação de documentos.
Na justificativa, Gaspar afirma ainda que existe suspeita de que Lulinha teria atuado como “sócio oculto” de Antônio Camilo em negócios ligados à cannabis medicinal, supostamente financiados com recursos desviados do INSS.
A estratégia da CPMI é tentar votar o requerimento no retorno dos trabalhos, nesta quinta-feira (5). Além da quebra de sigilo, há também pedidos de convocação de Lulinha para depor na comissão.
Integrantes do colegiado, no entanto, afirmam que o governo está fortemente mobilizado para barrar qualquer requerimento que envolva o filho do presidente, repetindo o padrão observado em outras frentes da investigação.
De acordo com fontes da CPMI, a base governista conta com cerca de 18 votos, contra 12 da oposição, com apoio de partidos do Centrão, o que tem travado iniciativas que poderiam atingir diretamente o Palácio do Planalto.
📲 Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
👉 https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Acompanhe também os Portais Associados no Instagram:
🔗 https://www.instagram.com/bsb.times/
🔗 https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
🔗 https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
🔗 https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#CPMIdoINSS #Lulinha #Lula #Congresso #PolíticaNacional #BancoMaster #Investigação #Brasília #Centrão #Escândalo






