Representantes de 18 países participam de 1ª edição da Feira #NoEntornoTem

”A partir de agora, com os países conhecendo o potencial da região, podemos agregar as cidades do Entorno em nossos diversos projetos em andamento na pasta na tentativa de fortalecer um intercâmbio comercial”, destacou Paco Britto

A comitiva de diplomatas que visitou a Feira #NoEntornoTem no último final de semana (21 e 22 de outubro) foi um dos destaques da 1ª edição do evento que divulga potencialidades das cidades goianas que fazem fronteira com o Distrito Federal. O Grupo composto por 18 representantes de embaixadas foi liderado pelo secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter), Paco Britto, e por sua equipe. A Feira – realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo) – ocorreu no Parque da Cidade, em Brasília, e reuniu treze municípios com informações sobre turismo, cultura e produtos locais. “Após o evento já recebemos convite para conhecer o programa de algumas embaixadas”, antecipou a titular da Sedfgo, Caroline Fleury.

“Um dos papéis da Serinter é o de aproximar a comunidade diplomática da cultura do DF e promover um intercâmbio, trocar experiências. E, sendo assim, o Entorno não poderia ficar de fora, afinal, essas cidades estão intimamente ligadas ao Distrito Federal”, adiantou o secretário Paco Britto. Ele ressaltou, ainda, que os diplomatas ficaram muito satisfeitos em poder conhecer a produção dessas cidades e explorar aromas, sabores e culturas que não tinham acesso até então. “A partir de agora, com os países conhecendo o potencial da região, podemos agregar as cidades do Entorno em nossos diversos projetos em andamento na pasta na tentativa de fortalecer um intercâmbio comercial”, completou.

Os representantes das embaixadas visitaram estandes, prestigiaram as apresentações e provaram amostras da gastronomia produzida no Entorno. Eles puderam experimentar um pouco da visão de cada cidade, do artesanato, informações turísticas, comidas e muitas outras belezas do cotidiano da população, bem como, apresentar programas de governo e políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento social dos habitantes.

Os visitantes se dividiram em embaixadores e diplomatas dos cargos de secretários e encarregados de negócios das embaixadas de Camarões, Sri Lanka, Equador, Guatemala, Trinidad e Tobago, Cuba, Honduras, Costa Rica, Haiti, Grécia, Espanha, Senegal, Jordânia, Portugal, África do Sul, Panamá, México e Rússia.

Entre os embaixadores estiveram presentes Martin Agbor Mbeng (Camarões), Dassanayake Mudiyanselage Sumith (Sri Lanka), Carlos Alberto Velástegui Calero (Equador); Arturo Romero Duarte Ortíz (Guatemala), Maria Elisa Teófilo de Luna ( Trinidad e Tobago), Adolfo Curbello Castellanos (Cuba), Norman Lizano Ortiz (Costa Rica), Rachel Coupaud (Haiti), Ioannis Tzovas-Mourouzis (Grécia), María del Mar (Espanha), Maen Moh’d Sodki Masadeh (Jordânia), Miguel Humberto Lecaro Bárcenas (Panamá), Laura Beatriz Esquivel Valdés (México). As outras embaixadas enviaram diplomatas representando os embaixadores.

Feira #NoEntornoTem

Os brasilienses receberam, pela primeira vez, um menu com as opções de turismo cultural, histórico, de aventura e lazer que estão disponíveis nas cidades goianas que ficam no Entorno do Distrito Federal. A ideia foi mostrar que não é preciso viajar horas nem gastar uma fortuna para desfrutar de experiências inesquecíveis que agradam desde os mais aventureiros até os mais sossegados.

O cardápio inclui resorts luxuosos, clubes aquáticos, Parques Ecológicos, cachoeiras, trilhas, grutas, casarões, feiras, festas regionais, rotas de queijos e vinhos. Cada uma das treze cidades – Abadiânia, Alexânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso – têm um atrativo diferenciado. Além disso, em comum, os municípios têm a gastronomia goiana, a receptividade e a vontade de receber os turistas.

A iniciativa reuniu o Governo de Goiás, do Distrito Federal e Prefeituras.

Fonte: Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do DF de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui