O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 76 anos, terá 11 adversários nas primárias do Partido Republicano.
Por Rogério Cirino
A votação interna está programada para ocorrer de fevereiro a junho de 2024 e determinará o candidato da legenda que irá concorrer às eleições presidenciais do próximo ano.
O ex-vice-presidente norte-americano, Mike Pence, de 64 anos, apresentou os documentos necessários à Comissão Eleitoral Federal do país na segunda-feira (5 de junho de 2023). Pence fez parte da chapa de Trump nas eleições de 2016, mas rompeu relações com o republicano após se recusar a interromper a validação da vitória de Joe Biden na Casa Branca em 6 de janeiro de 2021, durante a invasão ao Capitólio. Em seu vídeo de campanha, Pence afirmou que “tempos diferentes exigem liderança diferente”.
Na terça-feira (6 de junho), foi a vez do ex-governador de Nova Jersey, Chris Christie, de 60 anos, oficializar sua candidatura. Ele é considerado um crítico de Trump. Em seu anúncio, o republicano afirmou estar concorrendo à presidência dos Estados Unidos porque “a verdade ainda importa”.
Outros republicanos que participarão das primárias do partido incluem Ron DeSantis, de 44 anos, governador da Flórida, considerado o principal adversário de Trump pela imprensa norte-americana; Nikki Haley, de 51 anos, ex-governadora do estado da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas); Vivek Ramaswamy, de 37 anos, empresário e ex-CEO da biofarmacêutica Roivant Sciences, sem experiência em cargos eletivos; Larry Elder, de 71 anos, advogado, comentarista e apresentador de rádio, que concorreu ao cargo de governador da Califórnia em 2021, mas perdeu a disputa; Asa Hutchinson, de 71 anos, ex-governador do estado de Arkansas e ex-promotor federal; Perry Johnson, de 75 anos, empresário que tentou se candidatar ao cargo de governador de Michigan em 2022, mas foi desqualificado por falsificar assinaturas de indicação; Tim Scott, de 57 anos, senador da Carolina do Sul e único republicano negro no Senado dos EUA; Ryan Binkley, de 55 anos, pastor, empresário e CEO do banco de investimentos Generational Group; e Doug Burgum, de 66 anos, empresário e governador da Dakota do Norte desde 2016.
Veja também:
Pesquisas indicam que Trump continua sendo o favorito para a indicação do Partido Republicano como candidato à presidência em 2024. Segundo dados do agregador de pesquisas norte-americano FiveThirtyEight, em 9 de junho, Trump possui 53,8% das intenções de voto, enquanto DeSantis ocupa o segundo lugar com 21,3%, estando 32,5 pontos percentuais atrás de Trump.
Essas médias de pesquisa consideram apenas os dados de intenções de voto de Trump, Ron DeSantis, Nikki Haley, Mike Pence, Vivek Ramaswamy, Tim Scott e Asa Hutchinson. Os demais candidatos obtiveram pontuações baixas nas pesquisas e possuem dados de votação insuficientes, de acordo com o agregador.
Conheça os candidatos:
Donald Trump
Mike Pence
Chris Christie
Ron DeSantis
Nikki Haley
Vivek Ramaswamy
Larry Elder
Asa Hutchinson
Perry Johnson
Tim Scott
Ryan Binkley
Doug Burgum