Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos abre 6.640 vagas para níveis médio, técnico e superior
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou hoje (10) o edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), destinado a selecionar 6.640 profissionais para ocupar cargos no governo federal.
O documento do edital disponibiliza informações cruciais, abrangendo blocos temáticos, conteúdos, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, prazo de validade do certame, cronograma completo e a composição das notas finais.
Junto com o lançamento do edital, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, sediará uma coletiva em Brasília para explicar detalhes dos editais e informações cruciais sobre a avaliação nacional, acompanhada pela equipe ministerial e representantes da empresa responsável pela condução do concurso.
As inscrições para o conhecido “Enem dos Concursos” estarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, permitindo que os participantes paguem uma taxa única e concorram a múltiplas vagas em diferentes órgãos, porém dentro da mesma área de atuação.
As provas estão agendadas para o dia 5 de maio, em 217 cidades de todos os estados do Brasil, com os resultados finais previstos para serem divulgados em 30 de julho. As oportunidades contemplam candidatos de níveis médio, técnico e superior, seguindo o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde uma única inscrição possibilita concorrer a vagas em diversos órgãos, e os candidatos são classificados com base em suas notas. Os aprovados deverão ser convocados para a posse em 5 de agosto.
Calendário do Concurso Nacional Unificado
- 24/11/2023 — divulgação da banca;
- 10/1/2024 — publicação do edital;
- 19/1 a 9/2/2024 — inscrições;
- 29/2/2024 — divulgação dos dados finais de inscrições;
- 29/4/2024 — divulgação dos cartões de confirmação;
- 5/5/2024 — aplicação das provas;
- 3/6/2024 — divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;
- 30/7/2024 — divulgação final dos resultados;
- 5/8/2024 — início da convocação para posse e cursos de formação.
Distribuição das vagas
São 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais. Confira as repartições com maior número de oportunidades:
BRASIL
Veja também:
O Ceará segue entre os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, o chamado G6, que dá vaga à próxima edição da Libertadores. Neste sábado (17), o Vozão derrotou o Sport…
O campeão olímpico Isaquias Queiroz conquistou, neste sábado (17), a medalha de ouro na Copa do Mundo de canoagem velocidade, disputada em Szeged, na Húngria. O baiano, de 31 anos,…
O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo dia 25 de maio foi publicado neste sábado (17). A eleição foi convocada por Fernando…
A TV Brasil transmite, neste sábado (17), rodada dupla do Campeonato Brasileiro Feminino – Série A1. A jornada esportiva começa às 16h45 com o confronto entre Cruzeiro e Ferroviária. Mais tarde,…
O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) denunciou à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) uma tentativa de extorsão envolvendo chantagens e pedidos de nomeações em troca da retirada de denúncias…
Em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (16), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) voltou a criticar a influência das empresas de apostas on-line no futebol brasileiro. Ele defendeu a proibição da…
Objetivo é construir propostas de políticas públicas voltadas aos profissionais da SSP/DF Ascom/Detran-DF O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio do Núcleo de Atenção à…
A Comissão de Infraestrutura (CI) vai realizar duas diligências externas nesta segunda-feira (19) no estado de Rondônia. Pela manhã, às 9h, promove audiência pública em Ji-Paraná para debater a concessão…
A atuação do Brasil no Comitê Internacional de Medicina Militar (CIMM), organização que estimula a cooperação entre os serviços de saúde das forças armadas em todo o mundo, ganhou reforço…
O Congresso Nacional realizou nesta sexta-feira (16) sessão solene para comemorar os 216 anos de fundação da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF). A data oficial de fundação é 13…
OUTRAS
Veja também:
- MGI — 1.480 vagas;
- Ministério do Trabalho e Emprego para auditor fiscal do trabalho — 900 vagas;
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) — 742 vagas;
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — 620 vagas;
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) — 502
- Ministério da Saúde — 220 vagas