Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos abre 6.640 vagas para níveis médio, técnico e superior
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou hoje (10) o edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), destinado a selecionar 6.640 profissionais para ocupar cargos no governo federal.
O documento do edital disponibiliza informações cruciais, abrangendo blocos temáticos, conteúdos, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, prazo de validade do certame, cronograma completo e a composição das notas finais.
Junto com o lançamento do edital, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, sediará uma coletiva em Brasília para explicar detalhes dos editais e informações cruciais sobre a avaliação nacional, acompanhada pela equipe ministerial e representantes da empresa responsável pela condução do concurso.
As inscrições para o conhecido “Enem dos Concursos” estarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, permitindo que os participantes paguem uma taxa única e concorram a múltiplas vagas em diferentes órgãos, porém dentro da mesma área de atuação.
As provas estão agendadas para o dia 5 de maio, em 217 cidades de todos os estados do Brasil, com os resultados finais previstos para serem divulgados em 30 de julho. As oportunidades contemplam candidatos de níveis médio, técnico e superior, seguindo o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde uma única inscrição possibilita concorrer a vagas em diversos órgãos, e os candidatos são classificados com base em suas notas. Os aprovados deverão ser convocados para a posse em 5 de agosto.
Calendário do Concurso Nacional Unificado
- 24/11/2023 — divulgação da banca;
- 10/1/2024 — publicação do edital;
- 19/1 a 9/2/2024 — inscrições;
- 29/2/2024 — divulgação dos dados finais de inscrições;
- 29/4/2024 — divulgação dos cartões de confirmação;
- 5/5/2024 — aplicação das provas;
- 3/6/2024 — divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;
- 30/7/2024 — divulgação final dos resultados;
- 5/8/2024 — início da convocação para posse e cursos de formação.
Distribuição das vagas
São 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais. Confira as repartições com maior número de oportunidades:
BRASIL
Veja também:
Criado com o objetivo de estreitar a relação entre cidadãos e forças de segurança pública, o programa Prevenindo com Arte completa uma década de existência neste ano. A iniciativa é…
O The Masked Singer deste domingo (23) não eliminou apenas 1 participante, mas 3. O resultado, que ainda não foi anunciado para todo o Brasil, não é mais novidade para…
Diferentes órgãos e secretarias do Governo do Distrito Federal (GDF) estão unidos em uma comissão, formada em janeiro deste ano, dedicada a fomentar a produção de queijo no DF. O…
Um título completamente brasileiro. Esta (nova) sensação foi vivenciada por Marcelo Melo e Rafael Matos na madrugada deste domingo (23) na final do Rio Open. Os brasileiros bateram os espanhóis…
William Bonner fez uma rara participação no Altas Horas, da Globo, neste sábado (22/02), e aproveitou para comentar que prefere evitar lugares públicos. William Bonner falou sobre problema que enfrenta…
A educação tem o poder de transformar vidas e as escolas públicas do Distrito Federal têm se destacado na preparação dos alunos para o ensino superior. Com estrutura e apoio…
Foliões aproveitaram a estrutura montada pelo Governo de Goiás e Sesc na Avenida 85 (Fotos: André Saddi e Dhara Dias) O Circuito Folia Goiás, realizado pelo Governo de Goiás e…
Doze produtores rurais vão representar o Distrito Federal em uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas e hortaliças, a Fruit Attraction 2025. O evento, que será no Centro…
Áreas do Paranoá terão o fornecimento de energia interrompido, nesta segunda-feira (24), para a modernização da rede elétrica. A suspensão temporária ocorre para garantir a segurança das equipes. O serviço…
Não são apenas os canais da TV aberta, como Globo, Record, SBT e Band, que estão correndo atrás de fechar direitos de transmissões. Canais em outras plataformas fora da televisão…
OUTRAS
Veja também:
- MGI — 1.480 vagas;
- Ministério do Trabalho e Emprego para auditor fiscal do trabalho — 900 vagas;
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) — 742 vagas;
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — 620 vagas;
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) — 502
- Ministério da Saúde — 220 vagas