Equador decreta “Conflito Armado Interno” para enfrentar a violência do crime organizado
O presidente equatoriano, Daniel Noboa, anunciou na terça-feira (9) a existência de um “conflito armado interno” no país, em resposta à crescente onda de violência de grupos do crime organizado. A medida veio após a invasão de um estúdio de notícias em Guayaquil por homens armados, prontamente detidos pela polícia, resultando na prisão de 13 pessoas e na apreensão de armamentos e explosivos.
O decreto de Noboa classificou 22 grupos do crime organizado como “terroristas e atores beligerantes não estatais”, ordenando às Forças Armadas operações militares para neutralizá-los. Essa decisão sucedeu o estado de emergência previamente decretado devido à fuga de Adolfo Macías, líder do grupo Los Choneros, e confrontos em outras prisões, desencadeando uma série de episódios violentos em todo o país.
A medida tomada pelo presidente equatoriano permite a intervenção imediata das forças de segurança para combater o crime organizado, conforme descrito no decreto número 111, autorizando operações militares em conformidade com o direito humanitário internacional e respeitando os direitos humanos, visando neutralizar grupos identificados como ameaças à segurança nacional.
MUNDO Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e institutos federais, com dificuldades de conectividade à internet, poderão ser beneficiadas por uma decisão do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações… Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não ser rebaixado no Campeonato Carioca, o Flamengo está nas semifinais do Estadual. Neste domingo (15),… Os reforços contratados para a temporada foram decisivos para o Red Bull Bragantino estrear com vitória na Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol. Neste domingo (15),… A primeira fase do Campeonato Paraense chegou ao fim neste domingo (15). Representante do estado na Série A do Campeonato Brasileiro, o Remo empatou em 1 a 1 com o… Na manhã deste domingo (15), a Polícia Civil do DF, por intermédio do trabalho investigativo da equipe da 35ª Delegacia de Polícia, prendeu em flagrante dois homens, de 26 e… Na manhã deste domingo (15), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 26ª Delegacia de Polícia, com apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE), deflagrou nova operação… Arthur realiza tratamento contra leucemia no Cora. Para a mãe, Jéssica Morais, unidade representa esperança para famílias que enfrentam câncer infantil (Fotos: Victor Weber e Iron Braz) O Governo de… A maranhense Rayssa Leal iniciou bem a jornada em busca do pentacampeonato da Street League Skateboarding (SLS), principal circuito da modalidade. Na madrugada deste domingo (15), a brasileira venceu a… Andressa Urach, Luana Piovani e Sabrina Sato destacam-se no Sambódromo do Anhembi durante apresentações do Grupo Especial. As musas foram destaque no segundo dia de desfiles das escolas de… Com 10.476 policiais ativos, corporação opera com metade do quadro estabelecido pela Lei. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) opera atualmente com apenas 56% do efetivo previsto em lei….
Veja também:
OUTRAS
Veja também:






