Senado convoca audiência pública para debater abusos do Judiciário, Elon Musk é convidado

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou uma audiência pública para discutir alegados abusos do Judiciário, com o empresário Elon Musk, entre outros, convidados para participar.

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou nesta terça-feira (9) um requerimento para realizar uma audiência pública visando discutir alegados abusos de poder por parte do Judiciário. O empresário Elon Musk, conhecido por seus recentes embates com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, está entre os convidados para a audiência.

Musk, que tem feito críticas públicas ao ministro Moraes, foi incluído por este último em um inquérito que investiga milícias digitais. As polêmicas entre Musk e o STF giram em torno de supostas exigências do magistrado para o X (ex-Twitter), empresa adquirida por Musk em 2022, que o empresário alega violarem a legislação brasileira.

Continua após os links

A audiência pública também abordará acusações de suposto monitoramento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet e pedidos ilegais, por parte do STF, ao X. Além de Musk, representantes do YouTube, Instagram, Facebook e outros serão convidados a participar do debate, solicitado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e sugerido pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

A data para a realização da audiência ainda não foi definida. O debate ocorre em meio a uma crescente tensão entre o empresário e autoridades brasileiras, com possíveis desdobramentos que incluem a proibição do X no país.

Entenda o caso: Recentemente, o jornalista norte-americano Michael Shellenberger divulgou o “Twitter Files Brazil”, uma série de e-mails que, segundo ele, mostram pedidos do TSE, do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e de membros do Congresso Nacional para que o Twitter revelasse dados de usuários que criticavam membros do Judiciário e questionavam a lisura do processo eleitoral. Essa divulgação intensificou o debate sobre a liberdade de expressão e a independência do Judiciário no Brasil.

Os servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal deverão participar de cursos de aperfeiçoamento sobre a temática da violência contra a mulher. A determinação está prevista na Resolução nº 349/2024,…

O governo não pretende reduzir o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o câmbio para segurar a alta do dólar, disse nesta terça-feira (2), em Brasília, o ministro da Fazenda,…

O futebol brasileiro tem, a partir desta terça-feira (2), uma data oficial para celebrar aquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do…

Na segunda-feira, 1º de julho, o Delegado-Geral da PCDF, José Werick, e o Delegado-Geral Adjunto, Benito Tiezzi, juntamente com a equipe de diretores da PCDF, receberam o presidente do TJDFT,…

Apesar da complexidade, o projeto de lei que regulamenta a reforma tributária tem condições de ser aprovado antes do recesso parlamentar com aperfeiçoamentos no texto, disse nesta terça-feira (2) o ministro…

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) anunciou, nesta segunda-feira (1º), a abertura de novos processos seletivos para cadastro reserva. As vagas disponíveis são para os cargos…

O técnico Arthur Elias convocou as 18 jogadoras da seleção brasileira feminina de futebol que disputarão a Olimpíada de Paris. A atacante Marta está na lista, anunciada nesta terça-feira (2)…

A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF, deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a partir de seis meses de investigações, a Operação SimCard. A ação visou cumprir cinco mandados de…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (2) das comemorações pelos 201 anos da Independência da Bahia, em Salvador. Para Lula, a festa exalta a participação do…

Veículos diversos. como Fiat Uno Mille, Renault Clio, Fiat Strada e uma van Peugeot Boxer, todos em diferentes estados de conservação, bem como equipamentos inservíveis, como máquinas de costura doméstica…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui