Senador chora na CPMI e chama general de covarde por prisões no 8 de janeiro

Jorge Seif (PL-SC) expressa descontentamento com a atuação do ex-comandante militar do Planalto

Por Rogério Cirino

O senador Jorge Seif (PL-SC) demonstrou emoção durante a sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, ocorrida na tarde desta quinta-feira (14). Durante a sessão, ele referiu-se ao depoente Gustavo Henrique Dutra de Menezes, um general que ocupou o cargo de comandante do Comando Militar do Planalto (CMP) e era responsável pelo quartel-general do Exército em Brasília durante os acampamentos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após as eleições.

Seif acusou o ex-comandante de “entregar” os manifestantes acampados em frente ao quartel-general em Brasília para serem detidos. Na sessão, o senador exibiu um vídeo no qual os manifestantes pediam às Forças Armadas que “salvassem o Brasil” e questionou o general sobre sua alegada omissão perante o que Seif descreveu como um “clamor do povo”. O senador indagou: “O senhor tem a coragem agora de chamar essas pessoas que clamavam por vocês, clamavam por justiça, de criminosos, general?”

Veja também:

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) analisa, na terça-feira (29), a partir das 14h, o possível comparecimento do ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi, para esclarecimentos sobre fraudes…

Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Source link

Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Source link

Acreditem, isso tudo é de verdade…   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por Alexandra Sofia (@alxsofiax)   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada…

Transporte e telecomunicações colapsam; governos investigam possível ciberataque Um apagão de grandes proporções atingiu Portugal, Espanha e partes da França e Itália na manhã desta segunda-feira (28/4), afetando milhões de…

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) reúne-se nesta terça-feira (29), às 9h, para analisar projetos relacionados ao enfrentamento de impactos ambientais em áreas urbanas, à governança de riscos de desastres…

Cartas e mensagens revelam que familiares de líder da facção tentaram contato com o magistrado, mas encontro nunca aconteceu Com informações da coluna de Carlos Carone – Metrópoles Uma investigação…

A Chefe da Seção de Cerimonial da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Iêda Maria de Lima, tomou posse na Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP) neste sábado, 26…

Como prevenir doenças oculares que podem levar à cegueira? A Comissão de Direitos Humanos (CDH) debateu o tema em audiência pública no dia 25, como parte das ações da campanha…

O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Davi Alcolumbre, participou neste sábado (26) da missa exequial em homenagem ao papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano, em…


 

Durante seu depoimento, Dutra reiterou diversas vezes que estava cumprindo uma ordem judicial emitida em 9 de janeiro para apoiar as forças policiais na ação. Ele explicou: “Houve eventos no dia 8, algumas pessoas retornaram à praça, e uma ordem judicial do Supremo Tribunal Federal foi emitida. O Exército recebeu a tarefa de auxiliar as forças de segurança pública na desmontagem e desocupação do acampamento, bem como na prisão em flagrante das pessoas e em sua condução pela segurança pública para a triagem.”

Dutra também compartilhou informações sobre como ocorreu a desmobilização do acampamento em 9 de janeiro, um dia após as invasões das sedes dos três Poderes. Ele destacou que a primeira tentativa de dispersar o grupo em 29 de dezembro de 2022 foi cancelada por ordem do então comandante do Exército, general Freire Gomes, devido ao aumento da tensão na praça. “O comandante do Exército estava acompanhando a situação, percebeu que o ambiente na praça estava ficando mais tenso. Ele me perguntou o que estava acontecendo, expliquei, e ele decidiu que a operação deveria ser cancelada com a presença da Polícia Militar, continuando apenas com a participação do Exército, conforme o planejado”, declarou.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui