Damares Alves e Ciro Nogueira buscam apoio na Câmara para instalar comissão mista com força imediata
Os senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Ciro Nogueira (PP-PI) intensificaram, nesta quarta-feira (30/4), a coleta de assinaturas na Câmara dos Deputados para viabilizar a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigue fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta já conta com o apoio de 30 senadores e 130 deputados.
A expectativa é de que, por ser uma CPMI — com presença de membros da Câmara e do Senado —, a comissão tenha prioridade na fila e possa ser instalada de forma imediata, ultrapassando outros pedidos de CPI que aguardam análise. A meta dos parlamentares é formalizar o protocolo até a próxima segunda-feira (5/5).
“A pressão é grande e a indignação também. É possível que se consiga instalar sendo CPMI. Existem outras na fila, mas esta tem um grande apelo popular”, afirmou Damares em entrevista à CNN.
Paralelamente, a oposição já havia protocolado um pedido de CPI exclusiva na Câmara, mas enfrenta concorrência com outras comissões já propostas. A iniciativa mista, segundo articuladores, aumenta as chances de dar andamento imediato às investigações.
A crise no INSS tem gerado mobilização intensa de parlamentares governistas e oposicionistas, que adotam estratégias diferentes para se posicionar diante das denúncias de irregularidades. O caso ganhou notoriedade e se tornou um dos focos de maior pressão popular recente.






