Trump assinará decreto que renomeia Pentágono para Departamento de Guerra

Medida retoma nomenclatura usada até 1949 e divide opiniões sobre simbolismo militar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar nesta sexta-feira (5) uma ordem executiva que renomeia o Departamento de Defesa para Departamento de Guerra, segundo informou um funcionário da Casa Branca à CNN.

A mudança foi antecipada pelo próprio presidente em 25 de agosto, quando afirmou a repórteres que o atual nome “não reflete a realidade”. “Vencemos a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial — chamava-se Departamento de Guerra e, para mim, é isso mesmo. A defesa faz parte disso, mas tenho a sensação de que vamos mudar”, disse.

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, também sinalizou a alteração durante visita a Fort Benning, na Geórgia. “Palavras importam. Títulos importam. Culturas importam. E George Washington fundou o Departamento de Guerra. Veremos”, afirmou.

Criado no governo de George Washington, o Departamento de Guerra foi renomeado em 1949, durante a reorganização militar promovida pelo presidente Harry Truman, que instituiu o Departamento de Defesa como órgão unificado.

A decisão de Trump integra um pacote de medidas adotadas por Hegseth para reverter mudanças da era Biden, incluindo a renomeação de bases militares e embarcações. Em junho, por exemplo, ele alterou o nome de um navio que homenageava o ativista dos direitos gays e veterano da Marinha Harvey Milk.

Ainda não está claro se a ordem executiva terá força legal, uma vez que a última mudança de nomenclatura foi feita por meio de lei aprovada no Congresso.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui