Financiadores do movimento de esquerda serão investigados
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (17) que o movimento antifascista de esquerda Antifa será oficialmente designado como uma organização terrorista. O comunicado foi feito em sua rede social Truth Social.
“Tenho o prazer de informar aos nossos muitos patriotas dos EUA que estou designando a ANTIFA, um desastre doentio, perigoso e radical da esquerda, como uma grande organização terrorista”, escreveu o republicano.
Trump também afirmou que pretende abrir investigações sobre o financiamento do grupo. “Vou recomendar fortemente que aqueles que financiam a ANTIFA sejam totalmente investigados conforme os mais altos padrões e práticas legais”, acrescentou.
A decisão ocorre em meio à repercussão da morte do ativista conservador Charlie Kirk, assassin@do na última semana. Desde então, o presidente tem responsabilizado a “esquerda radical” pela escalada da violência política no país.
O movimento Antifa não possui liderança centralizada, filiação formal nem estrutura definida. A sigla, abreviação de “antifascista”, surgiu originalmente na Alemanha dos anos 1930 como oposição ao n@zismo. Nos EUA, coletivos inspirados no movimento ganharam notoriedade em 2020, durante os protestos contra a morte de George Floyd, quando houve confrontos violentos com forças policiais.
Na época, Trump já havia cogitado enquadrar o grupo como terrorista, mas enfrentou críticas de especialistas e entidades de direitos civis sobre a legalidade da medida. Desta vez, o republicano sinaliza que levará adiante a iniciativa.






