Trump e Putin se reúnem no Alasca nesta sexta-feira

Encontro ocorre sem assessores diretos e pode definir rumos da guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontram nesta sexta-feira (15) em Anchorage, no Alasca. Será a primeira reunião presencial entre os dois desde o retorno de Trump à Casa Branca.

O encontro está marcado para as 16h30, no horário de Brasília, e contará apenas com os dois líderes e intérpretes. As delegações americana e russa participarão de um almoço de trabalho paralelo. Uma coletiva de imprensa conjunta está prevista para as 20h30.

Trump afirmou que pretende avançar nas negociações para encerrar a guerra na Ucrânia e sugeriu a possibilidade de um encontro futuro envolvendo também o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O americano ameaçou impor “consequências severas” à Rússia caso Putin não aceite encerrar o conflito.

O Kremlin, por sua vez, disse que a reunião também abordará temas como cooperação econômica, tecnológica e espacial. Putin declarou que o encontro pode abrir caminho para um novo tratado de controle de armas nucleares, substituindo o Novo START, que expira em fevereiro de 2026.

A escolha do Alasca se deu por razões logísticas e históricas. O estado americano é o ponto mais próximo da Rússia e já foi território do Império Russo até 1867. Além disso, Putin é alvo de um mandado do Tribunal Penal Internacional, mas os EUA não são signatários do TPI, o que evita riscos de prisão.

Para viabilizar a reunião, o Departamento do Tesouro dos EUA suspendeu temporariamente algumas sanções contra a Rússia, permitindo a entrada de Putin e sua comitiva no país.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui