Em mensagem publicada na véspera de reunião com líderes europeus, presidente americano diz que Ucrânia pode “acabar com o conflito quase imediatamente” se aceitar condições que coincidem com exigências de Putin
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (17) que Volodymyr Zelensky poderia encerrar a guerra contra a Rússia “quase imediatamente” caso aceitasse duas condições: ceder a Crimeia e desistir de integrar a Otan.
As declarações foram feitas em publicação no Truth Social, às vésperas do encontro de Zelensky com Trump e chefes de Estado europeus na Casa Branca.
As exigências mencionadas pelo republicano coincidem com as já apresentadas por Vladimir Putin em sua cúpula no Alasca, na semana passada.
Líderes europeus, que também participam da reunião, demonstraram preocupação de que Trump pressione Zelensky a aceitar os termos de Moscou. Eles esperam, em contrapartida, que os EUA ofereçam garantias de segurança como parte de um eventual acordo de paz.
“Grande dia na Casa Branca amanhã. Nunca tivemos tantos líderes europeus ao mesmo tempo. É uma grande honra recebê-los!!!”, publicou Trump.






