Desde março, o favoritismo do ex-presidente aumentou em 6,4%, passando de 45,6% para 52% nas intenções de voto entre os filiados republicanos. Trump já anunciou sua pré-candidatura em janeiro deste ano e agora precisa ser escolhido pela sigla no lugar de outros políticos interessados em disputar o mesmo cargo: Ron DeSantis, Niki Haley e Mike Pence.
Os concorrentes de Trump ainda não possuem a mesma performance. Ron DeSantis tem 22,9% das intenções de voto, Mike Pence tem 6,4% e Niki Haley tem 3,8%. No entanto, o ex-presidente enfrenta problemas na Justiça que podem atrapalhar seus planos. Além de ser acusado de subornar uma ex-atriz de filmes adultos, Trump enfrenta outros três processos criminais e quatro civis. Um deles é sobre a invasão ao Capitólio por parte de seus apoiadores descontentes com a eleição de Joe Biden.
Apesar dos obstáculos, Trump ainda mantém boa influência no Partido Republicano, que o vê como uma opção viável para a disputa presidencial de 2024. A pesquisa do FiveThirtyEight aponta que ele está consolidando sua liderança nas intenções de voto e, caso vença a indicação do partido, pode ser um forte candidato a retornar à Casa Branca.