30/05/2024 às 10:22, atualizado em 30/05/2024 às 10:51
Mais de 531 mil clientes da Caesb que apresentaram redução no consumo entre 2022 e 2023 serão beneficiados com créditos que totalizam R$ 11,1 milhões
Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo
Economizar água é bom para o meio ambiente e para o bolso do consumidor. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai premiar 531.781 clientes que entre 2022 e 2023 conseguiram reduzir em 20% o consumo de água. Juntos, eles vão receber mais de R$ 11 milhões. Desse total, a empresa pública vai pagar R$ 2,8 milhões para um grupo de 131.171 consumidores e R$ 8,2 milhões para outro conjunto de 400.610 cidadãos. O pagamento começa em junho de 2024 e termina em abril de 2025.
O benefício é concedido a clientes poupadores de água desde setembro de 2009, quando entrou em vigor a Lei Distrital nº 4.341/2009. O bônus atende também a Resolução nº 06/2010 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Cumprindo a legislação, todos os meses a conta da Caesb chega aos clientes com o aviso informando que quem gasta menos, ganha mais.
O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explica que o crédito é um incentivo dado aos moradores do Distrito Federal que tenham feito o uso racional da água. “O morador que não usa água potável para lavar carro ou regar jardim sabe dar valor à água que chega à torneira de sua casa”, ressalta. “O exemplo desse cidadão precisa servir para outros moradores. Por isso, quem poupa merece ser recompensado com o desconto na conta”.
O bônus será concedido ao usuário titular da conta de água seguindo o cronograma abaixo.
*Com informações da Caesb