Confira o áudio do deputado cobrando parte do salário de seus assessores
O deputado federal André Janones foi gravado pedindo que os assessores de seu gabinete na Câmara dos Deputados utilizassem parte de seus salários para custear suas próprias despesas pessoais. Essa prática, conhecida como rachadinha, configura enriquecimento ilícito, dano ao patrimônio público e pode levar à inelegibilidade, segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No áudio obtido pela coluna, Janones mencionou planos de utilizar o dinheiro proveniente dos salários dos servidores para cobrir gastos pessoais como “Casa, carro, poupança e previdência”. O deputado, que obteve 238 mil votos e foi o segundo mais votado de Minas Gerais em 2022, realizou a reunião na própria Câmara dos Deputados, na sala de reuniões do Avante, partido ao qual é filiado.
Antes de pedir aos seus colaboradores que destinem parte de seus salários, Janones tentou justificar a necessidade do aumento, alegando perdas financeiras durante sua campanha para prefeito em 2016, na qual ficou em segundo lugar na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. Ele mencionou, de maneira explícita, que pretendia utilizar parte dos vencimentos dos assessores para quitar dívidas daquela época.
Nos últimos tempos, a macarronese ganhou fama no cardápio de famosos que estão em busca de um estilo de vida mais saudável e de uma dieta equilibrada para perder peso. … Graças a um gol de falta do zagueiro David Luiz, o Flamengo derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (6) na Arena Independência, em Belo Horizonte,… A duas semanas para a nova mudança na programação, o SBT obteve péssimos índices de audiência na manhã desta terça-feira (5) com o Chega Mais. A revista eletrônica beirou o… Sabrina Sato, que estava esperando o primeiro filho com Nicolas Prattes, sofreu uma perda gestacional. Sabrina Sato e Nicolas Prattes estavam esperando o primeiro filho (Imagem: Reprodução / Instagram) De… A medalhista olímpica Rebeca Andrade foi anunciada nesta quarta-feira (6) como uma das embaixadoras da próxima edição dos Jogos da Juventude. A principal competição multiesportiva entre jovens do país, organizada… O Prime Video fechou contrato de 5 anos com a Liga Forte União (LFU) para transmitir 38 jogos exclusivos por temporada do Brasileirão 2025, começando no próximo ano e indo… O Distrito Federal tem, hoje, 18 restaurantes comunitários. Nove deles funcionando todos os dias, com a oferta de três refeições: café da manhã (R$ 0,50), almoço (R$ 1) e jantar… O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, nesta terça-feira (5), a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instalada na área externa do Museu da República, na Esplanada dos… Fora da Globo desde 2022, Antonio Fagundes, que ficou 44 anos na emissora, revelou que uma cláusula do seu contrato o fez desistir de renovar com a empresa. Antonio Fagundes… O Museu Nacional da República será palco, até domingo (10), da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na edição deste ano, o principal evento de popularização da ciência…
Veja também:
Apesar de tentar apresentar a prática como legítima, o deputado também expressou preocupação quanto à revelação dessa conduta, reconhecendo o potencial risco para seu mandato. Declarou, inclusive, estar disposto a renunciar ao cargo caso fosse pressionado, numa tentativa de desencorajar denúncias por parte de sua equipe.
O áudio foi gravado em fevereiro de 2019 pelo jornalista Cefas Luiz, ex-assessor de Janones, que afirma possuir outras evidências de possíveis irregularidades no gabinete do deputado e planeja entregá-las à Polícia Federal. O Tribunal Superior Eleitoral já decidiu anteriormente que a prática de rachadinha constitui enriquecimento ilícito e dano ao patrimônio. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal ainda deve definir se a rachadinha configura crime, como peculato ou corrupção, em um julgamento envolvendo o deputado Silas Câmara, do Republicanos do Amazonas.
Veja também: