Confira o áudio do deputado cobrando parte do salário de seus assessores
O deputado federal André Janones foi gravado pedindo que os assessores de seu gabinete na Câmara dos Deputados utilizassem parte de seus salários para custear suas próprias despesas pessoais. Essa prática, conhecida como rachadinha, configura enriquecimento ilícito, dano ao patrimônio público e pode levar à inelegibilidade, segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No áudio obtido pela coluna, Janones mencionou planos de utilizar o dinheiro proveniente dos salários dos servidores para cobrir gastos pessoais como “Casa, carro, poupança e previdência”. O deputado, que obteve 238 mil votos e foi o segundo mais votado de Minas Gerais em 2022, realizou a reunião na própria Câmara dos Deputados, na sala de reuniões do Avante, partido ao qual é filiado.
Antes de pedir aos seus colaboradores que destinem parte de seus salários, Janones tentou justificar a necessidade do aumento, alegando perdas financeiras durante sua campanha para prefeito em 2016, na qual ficou em segundo lugar na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. Ele mencionou, de maneira explícita, que pretendia utilizar parte dos vencimentos dos assessores para quitar dívidas daquela época.
A medalha de bronze do Campeonato Mundial de Clubes feminino de vôlei, realizado em São Paulo, é do Osasco/São Cristóvão Saúde. Neste domingo (14), a equipe paulista venceu o duelo… O Flamengo volta a quadra neste domingo (14) pela Champions League das Américas, a “Libertadores” do basquete masculino, em busca da reabilitação. O Rubro-Negro encara o Obras Sanitarias, da Argentina, a partir… O Palmeiras é tetracampeão paulista feminino. Neste domingo (14), as palestrinas perderam do Corinthians por 1 a 0, no Canindé, em São Paulo, mas se beneficiaram da goleada por 5… Justiça italiana analisa pedido do Brasil enquanto decisão do Supremo sobre perda de mandato é contestada pelo Legislativo A Justiça da Itália analisa nesta semana o pedido de extradição da… Tiroteio em Bondi, em Sydney, ocorreu durante celebração do Hanukkah e é tratado pelas autoridades como terrorismo Um ataque a tiros na praia de Bondi, em Sydney, deixou ao menos… A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou que o Emirates Stadium, do Arsenal, e o Gtech Community Stadium, do Brentford, ambos em Londres, na Inglaterra, receberão as semifinais e a… As semifinais da terceira edição da Copinha Feminina, em São Paulo, foram definidas na noite de sábado (13). Vice-campeão no ano passado e dono da melhor campanha geral, o Internacional… A Copa do Brasil conhecerá, neste domingo (14), os seus dois finalistas em partidas que envolvem Corinthians e Cruzeiro, em Itaquera, e Fluminense e Vasco, no estádio do Maracanã, no… O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei feminino. Neste sábado (13), Osasco/São Cristóvão Saúde e Dentil Praia Clube não resistiram à… O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a “Libertadores” do basquete masculino, terminou para Minas Tênis Clube e Sesi Franca na última sexta-feira (13). O…
Veja também:
Apesar de tentar apresentar a prática como legítima, o deputado também expressou preocupação quanto à revelação dessa conduta, reconhecendo o potencial risco para seu mandato. Declarou, inclusive, estar disposto a renunciar ao cargo caso fosse pressionado, numa tentativa de desencorajar denúncias por parte de sua equipe.
O áudio foi gravado em fevereiro de 2019 pelo jornalista Cefas Luiz, ex-assessor de Janones, que afirma possuir outras evidências de possíveis irregularidades no gabinete do deputado e planeja entregá-las à Polícia Federal. O Tribunal Superior Eleitoral já decidiu anteriormente que a prática de rachadinha constitui enriquecimento ilícito e dano ao patrimônio. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal ainda deve definir se a rachadinha configura crime, como peculato ou corrupção, em um julgamento envolvendo o deputado Silas Câmara, do Republicanos do Amazonas.
Veja também:






