Verstappen passa Leclerc e vence na Arábia Saudita

Max Verstappen levou a melhor em um duelo com Charles Leclerc e conquistou sua primeira vitória na temporada 2022 no GP da Arábia Saudita.

O monegasco da Ferrari assumiu a liderança no stint intermediário da corrida após um safety car no momento oportuno que tirou o pole position Sergio Perez da disputa.

O mexicano da Red Bull liderou com autoridade as 15 primeiras voltas, mas quando a Ferrari apareceu no pitlane na 15ª passagem, sua equipe reagiu e o chamou para trocar os pneus.

Apenas alguns segundos depois, Nicholas Latifi bateu nas barreiras e provocou a entrada do safety car. Isso permitiu que Lecler parasse e retornasse ainda na liderança à frente de Verstappen e do companheiro Carlos Sainz.

A prova se acalmou nas 20 voltas seguintes, com um frustrado Perez em quarto sendo forçado a assistir Leclerc e Verstappen dispararem na frente.

Entretanto, tudo mudou a 13 voltas do fim, quando a McLaren de Daniel Ricciardo quebrou na aproximação do pitlane. Curiosamente, Fernando Alonso (Alpine) também teve problemas e parou alguns metros à frente dele.

Com o pitlane bloqueado e fechado, os líderes não puderam entrar para colocar pneus novos.

A relargada ocorreu a nove voltas do final, com Verstappen imediatamente colando em Leclerc e passando a Ferrari na última curva. Contudo, essa manobra deu o DRS a Leclerc na reta principal e ele retomou a ponta antes da curva 1.

Uma volta depois, Verstappen teve o DRS na reta oposta, e ao invés de ultrapassar Leclerc na última curva, ele freou forte. Incrivelmente, Leclerc fez o mesmo e a Ferrari saiu com uma vantagem ligeiramente maior quando eles abriram a volta seguinte.

Verstappen levou algumas voltas para se recuperar e entrar mais uma vez na zona do DRS. Eventualmente, ele viu sua oportunidade quando se aproximou e ficou lado a lado com a Ferrari na reta oposta.

Tendo aprendido a lição de suas tentativas anteriores, o holandês se segurou na última curva e desta vez tomou o primeiro lugar antes da curva 1. Leclerc ficou dentro da zona do DRS do rival, mas não conseguiu lançar outro ataque.

Assim, Verstappen cruzou a linha de chegada e conquistou a vitória. Leclerc teve de se contentar com a segunda posição e Sainz garantiu um pódio duplo para a Ferrari em terceiro, seguido por Perez.

George Russell foi o melhor da Mercedes em quinto, com seu companheiro Lewis Hamilton em 10º. O heptacampeão mundial chegou a andar em sexto após largar com pneus duros, mas foi prejudicado pelo pitlane fechado que o forçou a parar quando a prova recomeçou.

Esteban Ocon (Alpine) foi o sexto depois de uma tremenda batalha com o companheiro Alonso antes de seu abandono, com Lando Norris marcando os primeiros pontos da McLaren em sétimo. Pierre Gasly (AlphaTauri) chegou em oitavo e Kevin Magnussen (Haas) em nono.

Junto com Ricciardo, Alonso e Latifi, Alex Albon (Williams) abandonou no final da corrida, enquanto Valtteri Bottas (Alfa Romeo) se retirou quando restavam 14 voltas. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) nem sequer largou devido a um aparente problema de motor a caminho do grid.

Classificação da prova:

Pos.PilotoEquipeVoltasTempo/dif.
1Max VerstappenRed Bull RBPT501:24:19.293
2Charles LeclercFerrari50+0.549s
3Carlos SainzFerrari50+8.097s
4Sergio PerezRed Bull RBPT50+10.800s
5George RussellMercedes50+32.732s
6Esteban OconAlpine Renault50+56.017s
7Lando NorrisMcLaren Mercedes50+56.124s
8Pierre GaslyAlphaTauri RBPT50+62.946s
9Kevin MagnussenHaas Ferrari50+64.308s
10Lewis HamiltonMercedes50+73.948s
11Zhou GuanyuAlfa Romeo Ferrari50+82.215s
12Nico HulkenbergAston Martin Mercedes50+91.742s
13Lance StrollAston Martin Mercedes491 volta
14Alexander AlbonWilliams Mercedes47abandono
15Valtteri BottasAlfa Romeo Ferrari36abandono
16Fernando AlonsoAlpine Renault35abandono
17Daniel RicciardoMcLaren Mercedes35abandono
18Nicholas LatifiWilliams Mercedes14abandono
19Yuki TsunodaAlphaTauri RBPT0não largou
website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui