Ex-comandantes confirmam à PF pressão de Bolsonaro por Estado de Defesa

Depoimentos de Freire Gomes e Carlos Baptista Júnior implicam ex-ministros da Defesa e da Justiça em elaboração de plano golpista

O general Marco Antonio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, e o tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior, ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), prestaram depoimentos à Polícia Federal confirmando a pressão do ex-presidente Jair Bolsonaro por um golpe de Estado para manter-se no poder.

A CNN teve acesso aos depoimentos dos dois militares da reserva, nos quais detalham a apresentação de Bolsonaro sobre uma “hipótese de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e outros instrumentos jurídicos” para perpetuar seu mandato.

Além disso, Freire Gomes e Baptista Júnior implicaram diretamente o ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, na concepção desse plano golpista.

Nogueira teria sido apontado como articulador da minuta golpista, enquanto Torres atuava como um “tradutor jurídico” para os comandantes militares.

BRASIL

Quatro companhias de dança fecharam com chave de ouro a programação de reabertura da Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro, nesta quinta-feira (26). Os espetáculos de dança contemporânea,…

A Globo quer seguir com o futebol entre junho e julho de 2025, período que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) determinou a paralisação dos jogos nacionais por conta do…

O governador Ibaneis Rocha sancionou nesta quinta-feira (26) a Lei nº 7.645/2024, que proíbe a utilização das denominações “Elevador Social” e “Elevador de Serviço” em edifícios públicos e privados do…

Ney Latorraca morreu nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, depois de lutar contra o câncer na próstata. O ator de diversos papéis teve complicações da doença enquanto estava internado na…

Cerca de 50 agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), iniciaram, nesta quinta-feira (26), um treinamento para usar o aplicativo e-Visitas. Desenvolvida…

As ações de acolhimento que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua atenderam 15 pessoas no Plano Piloto nesta…

Quatro regiões administrativas do Distrito Federal (DF) – Ceilândia, Samambaia, Planaltina e Guará – vão receber o projeto Poder em Movimento, uma ação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)…

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) expandiu a atuação nos postos de serviços das Unidades de Atendimento do Na Hora, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) vinculada à…

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta os pecuaristas goianos que termina na próxima terça-feira (31/12), o prazo para a declaração de rebanho obrigatória no Sistema de Defesa Agropecuária…

Na noite da véspera de Natal, 24 de dezembro, a Record cancelou a exibição de Força de Mulher para colocar no ar o Cine Record Especial. O resultado foi uma…


 

Os ex-comandantes afirmaram que rejeitaram diversas vezes a proposta de golpe, enquanto o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, teria se colocado à disposição de Bolsonaro.

As reuniões com Bolsonaro teriam ocorrido após a vitória eleitoral de Lula. Segundo os depoimentos, em 7 de dezembro de 2022, os militares foram convocados ao Palácio da Alvorada pelo então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, onde Filipe Martins, assessor de Bolsonaro, apresentou um documento que embasava juridicamente o golpe.

Os depoimentos também relatam uma reunião posterior no Ministério da Defesa, onde Nogueira apresentou uma nova versão do documento, com ajustes.

Freire Gomes e Baptista Júnior afirmaram ter sido enfáticos ao rejeitar qualquer ruptura institucional e destacaram o papel de Anderson Torres, que atuava como tradutor jurídico nas reuniões, apontando aspectos legais que dariam suporte às medidas de GLO e estado de defesa.

VARIEDADES

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui