MPF encaminha denúncia contra Lula por suposto crime de racismo

Representação apresentada pelo deputado André Fernandes cita fala do presidente em evento em Sorocaba

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Procuradoria da República em São Paulo uma denúncia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposto crime de racismo. A representação foi protocolada pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE) na Procuradoria Regional da República da 1ª Região.

A acusação se baseia em declarações feitas por Lula no último dia 21 de agosto, durante a entrega de unidades odontológicas móveis em Sorocaba (SP). Na ocasião, o presidente criticou uma peça publicitária utilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em um evento na Alemanha: “Um senhor negro, alto, sorrindo, sem nenhum dente na boca… Você acha isso bonito? Isso é fotografia para colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro?”

Para o deputado, a fala tem “caráter discriminatório e pejorativo, constituindo incitação ao preconceito racial em contexto cultural e institucional público”. Fernandes argumenta ainda que, por partir do chefe do Poder Executivo, o episódio “não se restringe a uma conduta individualmente censurável, mas projeta-se sobre a própria estabilidade institucional da República”.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui