Petro confirma ataque dos EUA em fábrica de cocaina da Venezuela

Gustavo Petro afirma que bombardeio ocorreu em Maracaibo; governo Trump confirma apenas operação contra porto usado para tráfico de drogas

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta terça-feira (31) que os Estados Unidos bombardearam uma suposta fábrica de produção de cocaína na Venezuela, localizada na cidade de Maracaibo. O líder colombiano não apresentou provas nem informou a data exata da operação.

A declaração foi feita por meio da rede social X. Segundo Petro, a instalação seria usada para misturar pasta de coca e produzir cocaína, aproveitando a localização estratégica de Maracaibo, às margens do mar, para o escoamento da droga.

Até o momento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (REP), confirmou apenas uma operação contra um porto em território venezuelano, que, segundo a Casa Branca, era utilizado para o carregamento de entorpecentes.

De acordo com apuração da CNN, a CIA teria realizado um ataque com drone contra a instalação portuária, supostamente usada pela organização criminosa Tren de Aragua para armazenar drogas e transferi-las para embarcações com destino ao exterior.

Fontes ouvidas pela emissora afirmaram que não havia pessoas no local no momento do ataque, e, portanto, não foram registradas vítimas.

A tensão entre Estados Unidos e Venezuela vem se intensificando desde agosto, quando o governo Trump elevou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro. Desde então, os EUA ampliaram operações militares no Caribe sob a justificativa de combate ao narcotráfico, medida que tem sido questionada quanto à sua legalidade internacional.

#EUA #Venezuela #Colômbia #GustavoPetro #DonaldTrump #Narcotráfico #CIA #Geopolítica #AméricaLatina #SegurançaInternacional

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui