Ela será entregue inicialmente no Rio Grande do Sul
Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Ouça a matéria:
Hoje, começa a ser emitida a nova carteira de identidade nacional, documento que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”.
O primeiro estado a emitir a carteira será o Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira (26). Em seguida, virão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Não há ainda previsão para os demais estados.
A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.
Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.
Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para as demais nações, o passaporte continua sendo obrigatório.
O novo Registro Geral (RG) terá validade de dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.
Segundo o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.
Política DF: Mais de 40 projetos impulsionaram o setor de ciência, tecnologia e inovação no Distrito Federal em 2024. O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e… Em caráter experimental, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SCTIE) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), lança… Pela primeira vez, o Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), tombado nas instâncias distrital e federal e inscrito como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tem uma lei que permite sua preservação… Os resultados econômicos obtidos pelo Governo do Distrito Federal ao longo de 2024 comprovam que as contas relativas às receitas e despesas estiveram equilibradas, permitindo um atendimento mais amplo às… Na noite deste domingo (22), o Fantástico, da Globo, exibiu o já tradicional Amigo Secreto de Natal, reunindo personalidades da TV, música, esportes e figuras marcantes de 2024. Fantástico apresentou… Terracap: agência desenha futuro do DF com novo bairro moderno FONTE: METRÓPOLES Setor Jóquei Clube em Vicente Pires prevê moradia para mais de 50 mil pessoas em 17 mil apartamentos… Essa sexta-feira (20/12) marcou o último dia de Roberto Campos Neto à frente do BC, que encerra uma gestão de seis anos FONTE: METRÓPOLES Indicado pelo governo anterior, de Jair… Estrutura que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) cedeu parcialmente e caiu sobre o Rio Tocantins FONTE: CNN BRASIL A Polícia Militar de Tocantins confirmou que duas… Forças de Segurança do RS seguem trabalhos de retirada dos corpos do local do acidente FONTE: CNN BRASIL As Forças de Segurança do Rio Grande do Sul seguem os trabalhos… O brasileiro João Fonseca conquistou, neste domingo (22) em Jedá (Arábia Saudita), o título do Next Gen ATP Finals, competição que desde 2017 reúne os oito melhores tenistas de até…
Atualização de dados
A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.
A lista de documentos necessários para a atualização do CPF foi disponibilizada no site do Ministério da Economia, bem como os e-mails da Receita, para onde os documentos devem ser enviados. Para acessá-lo, clique aqui.
Veja também: