Lula chama Boric de “Jovem sequioso e apressado”, por defender mensagem dura contra a Rússia

Lula fala em “falta de costume” em cúpulas internacionais

Por Rogério Cirino

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não poupou críticas ao presidente chileno, Gabriel Boric, em relação à sua postura durante a cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) – União Europeia. Lula classificou Boric como um “jovem sequioso e apressado” que não está acostumado a participar de encontros internacionais. As declarações foram feitas durante uma coletiva de imprensa realizada em Bruxelas, nesta quarta-feira (19).

Gabriel Boric, conhecido por suas credenciais de esquerda, defendeu uma postura mais firme por parte dos países latino-americanos em relação à Rússia no documento final da cúpula. Na terça-feira (18), ele enfatizou a importância de condenar a invasão russa na Ucrânia, alertando para o risco que todos os países da região correm caso demonstrem complacência com líderes agressivos.

Leia também:

Zelensky arranca a máscara da cara de pau do Lula no Japão

A declaração conjunta emitida pela cúpula abordou o conflito no Leste Europeu, mas evitou adotar termos hostis em relação à Rússia. Um país, a Nicarágua, discordou de um dos parágrafos, destacando-se como único na não concordância.

Lula refutou a ideia de que os líderes discutiram intensamente os termos relacionados à guerra na Ucrânia durante a cúpula. Ele enfatizou que o encontro em Bruxelas foi a “mais madura reunião” de todas em que já participou, com representantes de 60 países compartilhando diferentes pontos de vista e perspectivas.

Leia também:

O Senado vai promover uma sessão especial para homenagear as instituições que trabalham pela vida, pela família e pela dignidade humana. A solenidade também vai celebrar a 18ª Marcha Nacional…

O Senado aprovou nesta quarta-feira (21), por 54 votos a 13, o projeto que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (LGLA). O PL 2.159/2021, que está sendo discutido no…

O senador Sergio Moro (União-PR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a manutenção do direito das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Paraná de receberem recursos públicos…

Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Source link

O São Paulo goleou o Real Brasília por 5 a 0, nesta quarta-feira (21) no CFA Laudo Natel, em Cotia (SP), em partida válida pela 12ª rodada da Série A1…

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (22), questionou o fato de não ter sido convidado para a reunião do grupo de trabalho criado pelo Ministério…

Durante discurso no Plenário nesta quarta-feira (21), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) ressaltou a importância do papel dos defensores públicos no Brasil, em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública,…

A regulamentação de data centers vai contribuir para o desenvolvimento da economia, dado o avanço da inteligência artificial em todos os setores, os quais, em um futuro não tão distante,…

Após análise das denúncias feitas pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) à União Interparlamentar (UIP), a organização decidiu enviar uma delegação ao Brasil para visitar as autoridades envolvidas e intermediar…

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (2) a garantia de tratamento integral no Sistema Único de Saúde (SUS) a vítimas de queimaduras (PL 4.558/2019). Do deputado Marreca Filho (PRD-MA), o…


 

Nos bastidores, fontes do governo afirmam que Lula não nutre simpatia por Boric e acredita que o líder de esquerda ainda tem muito a aprender. Apesar das divergências sobre a abordagem à guerra, os líderes conseguiram chegar a um documento final, excluindo a participação da Nicarágua e evitando termos agressivos em relação à Rússia, como temiam alguns líderes europeus.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui