Presidente da CPMI ameaça ir ao Supremo Tribunal Federal caso não receba os arquivos dentro do prazo
Por Rogério Cirino
Nesta terça-feira (1º), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esclareceu à CNN que o ministério não negou a entrega de imagens à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.
Dino explicou que o ministério, seguindo a legislação vigente, informou que a decisão de compartilhamento de provas de inquérito policial não é de competência do ministro da Justiça, mas sim do Poder Judiciário. Em um ofício enviado à CPMI, o ministério ressaltou que as imagens estão em fase de investigação criminal e que o pedido para acessá-las deve ser encaminhado à autoridade responsável pelos inquéritos policiais.
Após receber o ofício, o presidente da comissão, deputado federal Arthur Maia (União-BA), solicitou a reconsideração da negativa das imagens e reforçou o pedido para que os arquivos sejam entregues à CPMI em até 48 horas. Ele ainda afirmou que, caso o prazo não seja cumprido, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal para obter acesso aos documentos.
Veja também: Os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Paulista foram definidos na noite deste sábado (21). O primeiro classificado foi o São Paulo, que, jogando no Estádio Cícero de Souza Marques, em… A Ferroviária fez valer o fator casa para alcançar a sua primeira vitória na Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Jogando na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, as… Senadora e pré-candidata à reeleição (PDT) diz que governo quer “cobrir prejuízo” com imóveis da Terracap; apela a deputados para proteger o patrimônio do DF. A senadora Leila do Vôlei… Jair Bolsonaro enterrou de vez as pretensões de Ibaneis Rocha e Celina Leão. Apoio exclusivo a Michelle Bolsonaro e Bia Kicis para o Senado pelo PL no Distrito Federal. Zero… Ex-presidente sinaliza apoio às duas em conversa com deputado Ubiratan Sanderson durante visita ao Papudinha; Flávio reforça pré-candidatura de Michelle. Na tarde deste sábado (21/02/2026), o ex-presidente Jair Bolsonaro… Os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo se garantiram na decisão do Rio Open. A classificação foi alcançada após superarem os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner por 2 sets… Em apenas dois anos, o Ministério das Comunicações concedeu 312 autorizações para que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a TV Câmara transmitam seus canais para mais de 150… Lucas Piccinato foi demitido do cargo de técnico da equipe de futebol feminino do Corinthians. O anúncio foi feito pela assessoria de imprensa do Timão, na madrugada deste sábado (21),… A brasileira Luisa Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski conquistaram, na manhã deste sábado (21), o título do WTA 1000 de Dubai (Emirados Árabes). O feito foi alcançado após uma… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 6ª Delegacia de Polícia, realizou, nessa sexta-feira (20/02), duas ações de destaque no enfrentamento ao tráfico de drogas e à…
Opiniões de senadores sobre o caso também foram mencionadas. O senador Omar Aziz (PSD-AM) destacou que estão exigindo acesso às imagens, não apenas solicitando. Já o senador Sergio Moro (União-PR) ressaltou que a Constituição confere às CPMIs poderes próprios de investigação, não dependendo de autorização do STF para cada etapa realizada. Ele afirmou que o material fornecido por Flávio Dino não compromete as investigações em curso.
Veja também:






