Flávio Dino afirma à CNN: “Não negamos entrega de imagens à CPMI do 8 de janeiro”

Presidente da CPMI ameaça ir ao Supremo Tribunal Federal caso não receba os arquivos dentro do prazo

Por Rogério Cirino

Nesta terça-feira (1º), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esclareceu à CNN que o ministério não negou a entrega de imagens à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.

Dino explicou que o ministério, seguindo a legislação vigente, informou que a decisão de compartilhamento de provas de inquérito policial não é de competência do ministro da Justiça, mas sim do Poder Judiciário. Em um ofício enviado à CPMI, o ministério ressaltou que as imagens estão em fase de investigação criminal e que o pedido para acessá-las deve ser encaminhado à autoridade responsável pelos inquéritos policiais.

Após receber o ofício, o presidente da comissão, deputado federal Arthur Maia (União-BA), solicitou a reconsideração da negativa das imagens e reforçou o pedido para que os arquivos sejam entregues à CPMI em até 48 horas. Ele ainda afirmou que, caso o prazo não seja cumprido, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal para obter acesso aos documentos.

Veja também:

Você sabia que Brasília abriga um museu do piano? A Casa do Piano fica localizada no Núcleo Rural Córrego da Onça, próximo ao Catetinho, e permite aos visitantes explorar os…

A diminuição dos gastos públicos entrou no centro do debate político e econômico nos últimos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já anunciou a necessidade de cortes nas despesas…

Palco de diferentes manifestações culturais, o Eixão do Lazer recebe, neste domingo (7), a 4ª Feira Capital Cult. O evento promove a união de diversas formas de entretenimento, com uma…

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as…

Artes: Fábio Nascimento/Agência Brasília Com a chegada da seca, nada melhor do que explorar as maravilhas naturais que o Distrito Federal tem a oferecer. Em meio ao Cerrado brasiliense, as…

Relacionadas O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (3/7), da quinta edição do Seminário de Direito Administrativo Sancionador. Realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), em parceria com o…

Relacionadas Seguindo o compromisso de aprimorar cada vez mais a qualidade na assistência à saúde dos mineiros, o Governo de Minas publicou, nesta quarta-feira (3/7), a primeira etapa da homologação…

Na madrugada deste domingo, 07, a Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo no Paranoá. Os policiais do 20º Batalhão realizavam patrulhamento na Avenida Comercial,…

O domínio de outros idiomas abre um leque de oportunidades profissionais e de desenvolvimento pessoal. A rede pública de ensino do Distrito Federal oferece ensino bilíngue em quatro unidades educacionais:…

Relacionadas Minas Gerais já investiu mais de R$ 16 milhões de 2019 até agora na melhoria da infraestrutura de aeródromos e aeroportos no estado, com a realização de obras em…

Opiniões de senadores sobre o caso também foram mencionadas. O senador Omar Aziz (PSD-AM) destacou que estão exigindo acesso às imagens, não apenas solicitando. Já o senador Sergio Moro (União-PR) ressaltou que a Constituição confere às CPMIs poderes próprios de investigação, não dependendo de autorização do STF para cada etapa realizada. Ele afirmou que o material fornecido por Flávio Dino não compromete as investigações em curso.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui