Alexandre de Moraes autoriza Dino a enviar imagens do 8/1 a CPMI

Os bolsonaristas que invadiram a Praça dos Três Poderes também invadiram a sede do STF (Supremo Tribunal Federal). Mais cedo, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também invadiram a sede do Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. A maioria veste roupas verde e amarelo e entoa palavras de ordem, como trecho da Constituição de que “todo o poder emana do povo”. O grupo é contrário à posse Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, realizada em 1º de janeiro de 2023. Sergio Lima/Poder360 08jan2023

Ministro concedeu permissão para envio de imagens solicitadas por Comissão Parlamentar Mista de Inquérito

Por Rogério Cirino

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (7) autorizar o Ministério da Justiça a compartilhar imagens captadas pelas câmeras de segurança da sede do ministério no dia 8 de janeiro. A decisão foi tomada em resposta a um pedido feito pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, para fornecer as imagens à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de invasão às sedes dos Três Poderes.

As imagens do circuito interno e externo do Palácio da Justiça serão enviadas diretamente pelo ministério à CPMI, conforme autorizado por Moraes. Em sua decisão, o magistrado ressaltou que não há qualquer excepcionalidade que impeça o compartilhamento das imagens com a comissão, que deverá analisar a possibilidade de torná-las públicas ou mantê-las em sigilo, considerando as diligências em curso.

O Ministério da Justiça informou, por meio de nota, que já tomou conhecimento da decisão e que acionará a Polícia Federal para proceder com o envio das imagens. Assim que esse processo for concluído, a imprensa será informada.

Veja também:

Em reunião da Comissão Mista presidida pelo deputado Fernando Monteiro (Republicanos-PE), nesta quarta-feira (29), parlamentares e representantes do setor financeiro, sindicatos e cooperativas debateram a Medida Provisória 1.292/2025. A MP…

Projeto que reajusta salários dos servidores e reestrutura cargos do Executivo federal é aprovado nesta quarta-feira (28) pelo Plenário. Agora segue para sanção. Pelo texto, o aumento deve variar de…

O Senado aprovou nesta quarta-feira (28) restrições à propaganda de apostas de quotas fixas, conhecidas como bets. Entre essas restrições está a proibição de anúncios ou ações de publicidade com…

Durante as votações em Plenário nesta quarta-feira (28), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, criticou o governo federal por aumentar impostos, como o IOF, sem consultar, negociar ou buscar entendimento…

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (28) projeto de decreto legislativo que suspende decretos do Poder Executivo sobre demarcações de terras indígenas em Santa Catarina. O PDL 717/2024 foi…

O novo relatório sobre o Código Eleitoral (PLP 112/2021) foi apresentado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), nesta quarta-feira (28). O texto que está em análise na Comissão de Constituição e…

Os senadores aprovaram, em votação simbólica nesta quarta-feira (28), o projeto que promove reajuste de salário para servidores do Executivo federal. Também há no texto a reestruturação de carreiras, a…

Representantes do setor agrícola pediram nesta quarta-feira (28) que o governo eleve o valor total do Plano Safra 25/26 para compensar os recentes aumentos dos juros no país. Também defenderam…

A quarta-feira (28) começou bem para os brasileiros no torneio de duplas de Roland Garros, em Paris (França). Estrearam com vitória e avançaram à segunda rodada as parcerias de Beatriz…

A Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador aprovou nesta quarta-feira (28) dois requerimentos apresentados pela senadora Teresa Leitão (PT-PE). A reunião foi presidida pela…


 

Na semana anterior, o presidente da CPMI, Arthur Maia (União Brasil-BA), havia anunciado que solicitaria ao STF uma ordem para que Flávio Dino entregasse as imagens registradas no dia dos ataques contra os Três Poderes.

Em resposta a um pedido da oposição, na quinta-feira (4), deputados acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Flávio Dino depois que o ministro negou o fornecimento das imagens internas do prédio do Ministério da Justiça no dia 8 de janeiro.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui