Por Rogério Cirino
Apesar do cerco jurídico que o envolve, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém uma base eleitoral sólida, conforme demonstra a mais recente pesquisa AtlasIntel, em parceria exclusiva com a CNN. Os resultados destacam a continuidade da relevância política de Bolsonaro, mesmo diante das investigações que o cercam.
A pesquisa questionou os entrevistados sobre suas preferências numa possível eleição presidencial no próximo domingo, considerando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) como candidatos.
Os números revelam:
- 48,1% optariam por Lula
- 40% votariam em Bolsonaro
- Simone Tebet (MDB) receberia 2,1% dos votos
- Ciro Gomes (PDT) alcançaria 1,7% de apoio
O levantamento também explorou a dinâmica de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro:
- Lula sairia vitorioso com 51,2%
- Bolsonaro acumularia 41,5%
É relevante recordar que, há 10 meses, no segundo turno da eleição de 2022, Lula angariou 50,9% dos votos, enquanto Bolsonaro alcançou 49,1%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outro ponto de destaque na pesquisa é a influência de Lula e Bolsonaro sobre os eleitores:
- 46,2% dos entrevistados consideram relevante o apoio de ambos na hora de definir seu voto
- Para os apoiadores de Bolsonaro, esse índice sobe para 50,2%
- Entre os eleitores que votaram em Lula em 2022, 44,3% consideram muito importante o respaldo do ex-presidente.
No contexto da imagem de lideranças políticas, a pesquisa AtlasIntel revela que a avaliação positiva de Bolsonaro é de 43% em nível nacional, colocando-o atrás de Lula (52%), Tarcísio de Freitas (46%) e Simone Tebet (44%).
A pesquisa foi conduzida com 1.232 participantes, com margem de erro de 2 pontos para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%. A coleta de dados ocorreu nos dias 23 e 24 de agosto.
Veja também: Os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Paulista foram definidos na noite deste sábado (21). O primeiro classificado foi o São Paulo, que, jogando no Estádio Cícero de Souza Marques, em… A Ferroviária fez valer o fator casa para alcançar a sua primeira vitória na Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Jogando na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, as… Senadora e pré-candidata à reeleição (PDT) diz que governo quer “cobrir prejuízo” com imóveis da Terracap; apela a deputados para proteger o patrimônio do DF. A senadora Leila do Vôlei… Jair Bolsonaro enterrou de vez as pretensões de Ibaneis Rocha e Celina Leão. Apoio exclusivo a Michelle Bolsonaro e Bia Kicis para o Senado pelo PL no Distrito Federal. Zero… Ex-presidente sinaliza apoio às duas em conversa com deputado Ubiratan Sanderson durante visita ao Papudinha; Flávio reforça pré-candidatura de Michelle. Na tarde deste sábado (21/02/2026), o ex-presidente Jair Bolsonaro… Os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo se garantiram na decisão do Rio Open. A classificação foi alcançada após superarem os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner por 2 sets… Em apenas dois anos, o Ministério das Comunicações concedeu 312 autorizações para que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a TV Câmara transmitam seus canais para mais de 150… Lucas Piccinato foi demitido do cargo de técnico da equipe de futebol feminino do Corinthians. O anúncio foi feito pela assessoria de imprensa do Timão, na madrugada deste sábado (21),… A brasileira Luisa Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski conquistaram, na manhã deste sábado (21), o título do WTA 1000 de Dubai (Emirados Árabes). O feito foi alcançado após uma… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 6ª Delegacia de Polícia, realizou, nessa sexta-feira (20/02), duas ações de destaque no enfrentamento ao tráfico de drogas e à…
Veja também:






