Um relatório de inteligência elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) revelou movimentações financeiras suspeitas relacionadas à deputada Carla Zambelli (PL-SP).
O documento, obtido com exclusividade pela CNN, faz parte do material entregue à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional, que está investigando os eventos ocorridos em 8 de janeiro. O relatório indica suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo transações financeiras realizadas entre fevereiro de 2017 e julho de 2019. De acordo com o Coaf, a parlamentar utilizou sua conta pessoal para receber doações no valor de R$ 197,8 mil destinadas à Associação Movimento nas Ruas, da qual ela foi fundadora e dirigente. É importante notar que Carla Zambelli tornou-se deputada federal em fevereiro de 2019.
O relatório do Coaf aponta: “Carla Zambelli Salgado, atualmente deputada federal por São Paulo, utilizou sua conta pessoal no PayPal para receber doações em nome da Associação Movimento nas Ruas. Carla é fundadora da Associação. Dado que a conta PayPal é destinada à movimentação de recursos pessoais, conclui-se que as doações recebidas na conta PayPal da senhora Carla caracterizam-se como movimentação de recursos de terceiros, o que pode indicar suspeita de lavagem de dinheiro.”
Este documento servirá como base para as investigações em curso. Os pedidos de quebra de sigilo telefônico, telemático e financeiro da parlamentar foram apresentados pela relatora da comissão, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Veja também: Apuração fechada: 49,93% a 34,47%, com 100% das urnas O Distrito Federal terá segundo turno para o Governo. Com 100% das urnas apuradas, Celina Leão (PP) terminou o primeiro turno… Deputado ligado a região norte do DF seguirá para seu segundo mandato O deputado distrital Pepa (PP) foi reeleito neste domingo (4/10) para um segundo mandato na Câmara Legislativa do… TSE confirma três vagas para o PL O senador Izalci Lucas (PL) foi eleito neste domingo (4/10) deputado federal pelo Distrito Federal. A votação chegou a mais de 86mil votos… Acompanhe aqui no BSB Times voto-a-voto direto da plataforma do TSE A seleção brasileira feminina está convocada para disputar a Copa do Mundo sub-17 deste ano, em Marrocos, entre os dias 17 de outubro e 7 de novembro. A técnica Rilany… O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, descartou riscos de ataques à embaixada dos Estados Unidos ou a qualquer outra representação diplomática neste domingo, dia do primeiro turno de… O Estreito de Ormuz não será reaberto até que sejam cumpridas as sete condições iranianas estabelecidas em um acordo provisório firmado em junho com os Estados Unidos (EUA), informou a… O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, destacou a importância do voto como direito dos brasileiros. “O voto é direito fundamental e o principal instrumento de participação na vida… CPF e nome da mãe bastam para achar a seção Na véspera do primeiro turno, o eleitor pode consultar o local de votação e o número do título direto no… Foi sofrido, mas no fim o Santa Cruz presenteou a torcida que encheu a Arena Pernambuco neste sábado (3). Com direito a recorde de público, o Santinha empatou com o…
O assunto ganhou destaque após o hacker Walter Delgatti afirmar, em depoimento à CPMI, que recebeu dinheiro da deputada para acessar sistemas do Poder Judiciário. Delgatti também alegou que Zambelli intermediou um encontro entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio da Alvorada para discutir questões relacionadas às urnas eletrônicas.
A CNN buscou o posicionamento da deputada Carla Zambelli, mas até o momento da publicação desta reportagem, não houve manifestação por parte dela sobre o assunto.
Veja também:






