Proposta seria efetivada por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), instigou a discussão sobre a estipulação de mandatos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definir o segundo indicado para uma vaga na Corte. A recente aposentadoria de Rosa Weber, na semana passada, criou espaço para essa reflexão. Pacheco, que já havia expressado publicamente seu apoio à limitação de mandatos anteriormente, acredita que essa medida traria benefícios para o Judiciário e para a sociedade brasileira. Ele propõe a elevação da idade mínima para ingresso no STF e a fixação de mandatos, visando proporcionar estabilidade jurídica à jurisprudência do país.
“Agora que já resolverá a segunda vaga de responsabilidade do presidente Lula, é o momento de iniciarmos a discussão no Senado”, afirmou Pacheco em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira. Ele ressaltou que a fixação de mandatos para ministros do Supremo exigiria uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), um tema que já foi discutido em reuniões com líderes do Senado na semana passada.
Atualmente, os ministros da Suprema Corte precisam ter mais de 35 anos e se aposentam compulsoriamente aos 75 anos. A ausência de mandatos fixos permite que alguns ministros atuem por mais de 30 anos no STF. O ministro Gilmar Mendes, atual decano da Corte, indicado em 2002, pode permanecer até 2030.
Veja também
O Senado abre nesta quarta-feira (9), a partir das 14h30, a exposição Brasil Aflora: a arte da ilustração botânica. Com desenhos de 17 espécies da flora brasileira, a mostra pode ser visitada pelo…
Com o fim do período chuvoso, o Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou nesta semana os serviços de infraestrutura urbana nos trechos 1 e 3 do Sol Nascente. A região…
O ministro dos Portos e Aeroportos. Silvio Costa Filho, fez nessa terça-feira (8) um retrato do setor aos senadores das comissões Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CI). Ele apresentou…
Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Source link
Vivi Moreiria já nasceu com ela, mas você pode conquistar… Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Viviane Moreira (@vivimoreirad) Ver essa foto no Instagram…
A CPI que investiga irregularidades no setor de apostas on-line ouvirá nesta quinta-feira (10), às 9h, a influenciadora digital Deolane Bezerra dos Santos. Ela é investigada pela Polícia Civil de…
Evento gratuito reúne adoção responsável com o Projeto Acalanto DF, campanha de vacinação antirrábica e arrecadação de doações para animais em situação de abandono O Venâncio Shopping promove neste sábado…
Na noite desta terça-feira (8), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar (PMDF), realizou mais uma edição da Operação Sossego em Ceilândia. As equipes de fiscalização…
Inaugurada no Itapoã Parque em 28 de fevereiro de 2023, a Escola Classe 502 (EC 502) facilitou o acesso de cerca de 800 crianças à educação de qualidade. Construída por…
Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Source link
PEC pode permitir anulação de decisões da Corte
Além da proposta de definir mandatos para ministros do STF, o Congresso está debatendo outra medida que pode impactar a Corte. Trata-se da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que possibilita ao Legislativo anular decisões do Supremo. O texto, protocolado na semana passada na Câmara dos Deputados, foi assinado por 175 parlamentares. A iniciativa surge em resposta a decisões da Corte que, na visão do Legislativo, invadem suas atribuições, como a discussão sobre descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, a derrubada do marco temporal e o debate sobre a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação.
A PEC propõe que o Congresso possa deliberar, por três quintos dos membros de cada Casa legislativa, em dois turnos, sobre projeto de Decreto Legislativo do Congresso Nacional, apresentado por 1/3 dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sugira sustar decisão do Supremo Tribunal Federal transitada em julgado e que ultrapasse os limites constitucionais.
Veja também