Advogado do ex-governador busca novas análises sobre acidente de avião de 2014
O juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho decidiu encaminhar à Procuradoria-Geral da República (PGR) o requerimento do advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, solicitando a reabertura do inquérito referente à morte do político em um acidente de avião em 13 de agosto de 2014, em Santos, litoral de São Paulo. Em despacho publicado nesta quinta-feira (16), o juiz apontou a singularidade do caso e afirmou que o envio à PGR visa “garantir uma revisão da investigação e reafirmar a correção da conclusão alcançada” – que foi a negativa do Ministério Público Federal em reabrir o caso, apesar dos “fatos novos” apresentados por Antônio Campos à Justiça. O inquérito sobre a morte de Eduardo Campos foi arquivado em 2019, sem conclusão definitiva sobre a causa da queda da aeronave ou possíveis responsáveis por eventuais crimes ou falhas, levantando quatro hipóteses para o ocorrido.
O acidente aconteceu quando Campos era candidato à Presidência da República, viajando de Rio de Janeiro para Guarujá. O avião, um modelo 560XL da Cessna Aircraft, caiu em uma região residencial em Santos.
Em julho, quase uma década após a morte do político, Antônio Campos anunciou sua intenção de pedir a reabertura do caso, embasando-se em um parecer técnico extenso. O advogado afirma que a petição apresentada à Justiça oferece um “roteiro para identificar os possíveis responsáveis” por um “acidente provocado”, com “sinais de homicídio”.
Veja também:
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29) a Lei 15.140, de 2025, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo. O texto…
Debatedores ouvidos na Comissão de Meio Ambiente (CMA) na quarta-feira (28) chamaram atenção para o papel do Legislativo no fortalecimento da governança climática. A audiência pública fez parte da programação…
102ª edição da Nota Fiscal Goiana: mais de 10 mil novos participantes se cadastraram no último mês e já participaram do sorteio (Foto: Denis Marlon) O Governo de Goiás distribuiu…
O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (29) o projeto de lei que atualiza a terminologia referente às pessoas com deficiência e inclui o incentivo ao empreendedorismo dessas pessoas entre as medidas…
Solenidade acontecerá na sexta-feira (30), das 9h às 11h, na unidade da 913 Sul Zélia Ferreira (Brasília-DF – 29/5/2025) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realiza, nesta sexta-feira…
O processo de homicídio contra a equipe médica de Diego Maradona foi declarado nulo, disseram seus advogados na quinta-feira (29). A morte em 2020 do astro do futebol argentino por…
Em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta quinta-feira (29), especialistas em direito tributário criticaram possível cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) com base em…
Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Source link
Obra trata dos projetos políticos-pedagógicos das escolas públicas do DF, um dos itens abordados no curso Mobilidade e Trânsito oferecido pelo Detran-DF Zélia Ferreira (Brasília – 29/5/2025) – Uma das…
Personalidades femininas compartilham histórias de luta e superação na Semana Legislativa da Mulher Seguindo a programação da 6ª Semana Legislativa da Mulher, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou a…
O Ministério Público Federal em Santos opinou contra a reabertura do inquérito. Antônio Campos contestou esse parecer, reiterando os “fatos novos” perante a 5ª Vara Federal de Santos. O juiz Roberto Lemos decidiu então encaminhar o pedido à PGR, que terá a responsabilidade de decidir se mantém ou não a posição de não reabrir a investigação.
Antônio Campos afirma que continuará insistindo na reabertura do caso “até que tudo seja esclarecido”. Ele pede uma investigação mais profunda e acredita que “seu irmão faria o mesmo”. Paralelamente ao pedido de reabertura pelos meios judiciais e da Procuradoria, ele busca uma audiência com o Ministério da Justiça para discutir o assunto.
Veja também: