Bancada evangélica no Senado se nega a falar com Dino e seus aliados

DF - LULA-ANÚNCIO-MINISTROS-PARA-GOVERNO-ELEITO - GERAL - Flávio Dino, Ministro da Justiça, durante anúncio de ministros do governo eleito, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília (DF), nesta quinta-feira (22). 22/12/2022 - Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Apesar de tentativas de diálogo, integrantes da bancada evangélica demonstram resistência ao diálogo com indicado por Lula ao STF

Após a oficialização da indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aliados do ministro da Justiça iniciaram contatos com membros da bancada evangélica no Congresso. Essa movimentação tem o objetivo de estabelecer um canal de diálogo visando à apreciação do nome de Dino pelo Senado.

Entretanto, segundo informações obtidas pela CNN, parlamentares integrantes do bloco evangélico no Legislativo manifestaram relutância em sentar à mesa com o indicado por Lula para o STF. Essa postura é contrária à adotada em relação ao ministro atual da Corte, Cristiano Zanin, que recebeu apoio e acolhida positiva entre integrantes da oposição e da bancada evangélica durante seu processo de indicação.

Veja também:

Cantor baiano Léo Santana é principal atração do Folia Goiás (Foto: Divulgação) Confetes, glitter e uma mistura de ritmos carnavalescos prometem aquecer o fim de semana de pré-Carnaval em Goiânia,…

Equipamentos e insumos adquiridos pela Agrodefesa vão fortalecer ações de vigilância e pronta resposta contra influenza aviária em Goiás (Fotos: Agrodefesa) A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) adquiriu equipamentos…

A 6ª DP, por meio da Seção de Investigação de Crimes Violentos (SICVIO), prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (04), no bojo da operação “VIZINHO INDIGESTO”, um homem de 32 anos…

Na tarde desta terça-feira (03/02), a 33ª DP (Santa Maria), por meio da Seção de Repressão às Drogas (SRD), deflagrou operação que resultou na prisão em flagrante de um indivíduo…

Transformar detalhes quase invisíveis em respostas concretas é parte da rotina do papiloscopista policial. Por meio da identificação humana, esses profissionais atuam diretamente na elucidação de crimes, na confirmação da…

Luciano Lewandowski critica Judiciário e menciona decisões rápidas para “amigos do rei” em comentário sobre caso Banco Master; post é de cerca de um mês atrás. O economista Luciano Lewandowski,…

Presidente petista reuniu cerca de 30 deputados na Granja do Torto e indicou que vai destacar conquistas sociais do atual governo em confronto com gestões anteriores. Durante jantar promovido pelo…

Sessão solene celebra a criação da Máscara Vesta pela Universidade de Brasília Projeto Vida é responsável pela criação de máscara de proteção individual capaz de neutralizar a ação de vírus…

Um dia após bater recorde, a bolsa brasileira teve um dia de forte correção e caiu pouco mais de 2%, puxada por ações de bancos. O dólar fechou estável, apesar…

PDT, PT, PCdoB, PV e Rede Sustentabilidade acusam governador de crime de responsabilidade em negociações que geraram prejuízos bilionários ao DF; pedido pede afastamento por até 180 dias. Os partidos…


 

A resistência à aproximação com Dino não está ligada a questões relacionadas à pauta de costumes, mas sim ao perfil político percebido por parte da bancada, visto como semelhante ao do ministro Alexandre de Moraes, algo rejeitado, principalmente, pelos bolsonaristas.

Apesar de Dino ser senador eleito pelo Maranhão, há uma percepção entre integrantes da oposição, especialmente entre os evangélicos, de que ele mantém uma atuação política distante. Há preocupações de que, se assumisse uma cadeira no Supremo, adotaria uma postura de “perseguição à classe política”, conforme relatos a veículos de imprensa.

Além disso, a bancada evangélica estava empenhada na indicação de Jorge Messias, ministro-chefe da Advocacia-Geral da União e membro da Igreja Batista. Líderes religiosos chegaram a ser consultados sobre o apoio a Messias no Palácio do Planalto.

Embora os aliados de Lula tenham buscado informações sobre o apoio das igrejas a Messias, o expressivo apoio a este último por parte dos evangélicos leva à conclusão de que, no momento atual, não há interesse em buscar uma aproximação com Dino.

Apesar das dificuldades apontadas, os opositores de Dino não veem um cenário de rejeição ao seu nome no Senado, ainda que antecipem um quadro apertado. A perspectiva é de que ele alcance os 41 votos necessários para assumir a cadeira no Supremo, mesmo diante das resistências encontradas.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui