Bancada evangélica no Senado se nega a falar com Dino e seus aliados

DF - LULA-ANÚNCIO-MINISTROS-PARA-GOVERNO-ELEITO - GERAL - Flávio Dino, Ministro da Justiça, durante anúncio de ministros do governo eleito, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília (DF), nesta quinta-feira (22). 22/12/2022 - Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Apesar de tentativas de diálogo, integrantes da bancada evangélica demonstram resistência ao diálogo com indicado por Lula ao STF

Após a oficialização da indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aliados do ministro da Justiça iniciaram contatos com membros da bancada evangélica no Congresso. Essa movimentação tem o objetivo de estabelecer um canal de diálogo visando à apreciação do nome de Dino pelo Senado.

Entretanto, segundo informações obtidas pela CNN, parlamentares integrantes do bloco evangélico no Legislativo manifestaram relutância em sentar à mesa com o indicado por Lula para o STF. Essa postura é contrária à adotada em relação ao ministro atual da Corte, Cristiano Zanin, que recebeu apoio e acolhida positiva entre integrantes da oposição e da bancada evangélica durante seu processo de indicação.

Veja também:

A Polícia Civil do Distrito Federal—PCDF, por meio da 35ª Delegacia de Polícia, realizou nessa segunda-feira (9), a prisão em flagrante de um homem, de 30 anos, acusado de tentativa…

Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (9), de acordo com o Decreto Federal nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022, a Portaria Conjunta nº 10…

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) deu início às ações de planejamento da Programação Anual de Saúde (PAS) para 2025. Promovida pela Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans),…

Narrativa criada para acusar o ex-presidente e ex-primeira-dama de sumirem com móveis do Alvorada se provou falsa, resultando em condenação por danos morais Após o governo Lula ter acusado Jair…

Uma boa notícia para a população do DF foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça (10). Bebês e mães podem contar com um protocolo de segurança…

O Conselho dos Direitos do Idoso (CDI), vinculado administrativamente à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), divulgou o resultado final de seleção de projetos para promoção, defesa e garantia dos…

O projeto Atendimento em Movimento desembarca em Taguatinga, nesta quarta-feira (11). Uma equipe estará em frente ao Taguacenter e outra em frente ao JK Shopping. A ação é promovida pela…

A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por meio da 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia), cumpriu um mandado de prisão preventiva nesta segunda-feira (9), na QR 405 de Samambaia….

As obras no maior equipamento público cultural do país, o Teatro Nacional Claudio Santoro, vão além das intervenções de segurança e acessibilidade: trata-se de um trabalho de preservação patrimonial. Em…

Em Planaltina, casarões centenários coexistem com lâmpadas de LED e asfalto novinho. A maior e mais antiga região administrativa do Distrito Federal tem recebido, nos últimos anos, uma série de…


 

A resistência à aproximação com Dino não está ligada a questões relacionadas à pauta de costumes, mas sim ao perfil político percebido por parte da bancada, visto como semelhante ao do ministro Alexandre de Moraes, algo rejeitado, principalmente, pelos bolsonaristas.

Apesar de Dino ser senador eleito pelo Maranhão, há uma percepção entre integrantes da oposição, especialmente entre os evangélicos, de que ele mantém uma atuação política distante. Há preocupações de que, se assumisse uma cadeira no Supremo, adotaria uma postura de “perseguição à classe política”, conforme relatos a veículos de imprensa.

Além disso, a bancada evangélica estava empenhada na indicação de Jorge Messias, ministro-chefe da Advocacia-Geral da União e membro da Igreja Batista. Líderes religiosos chegaram a ser consultados sobre o apoio a Messias no Palácio do Planalto.

Embora os aliados de Lula tenham buscado informações sobre o apoio das igrejas a Messias, o expressivo apoio a este último por parte dos evangélicos leva à conclusão de que, no momento atual, não há interesse em buscar uma aproximação com Dino.

Apesar das dificuldades apontadas, os opositores de Dino não veem um cenário de rejeição ao seu nome no Senado, ainda que antecipem um quadro apertado. A perspectiva é de que ele alcance os 41 votos necessários para assumir a cadeira no Supremo, mesmo diante das resistências encontradas.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui