Aguente quem puder: 2024 terá alta recorde nos impostos

Acompanhando a ância do Governo Lula em aumentar a tributação, estados devem fazer o mesmo

O ano de 2024 traz consigo uma série de mudanças tributárias, tanto em âmbito federal quanto estadual, que podem impactar diretamente o bolso dos contribuintes. Além da tradicional atualização do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em todo o país, medidas como novas regras de incidência, o término de desonerações e o aumento de alíquotas de tributos federais e estaduais estão entre as novidades.

No cenário federal, as mudanças incluem a incidência do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) sobre offshores e fundos exclusivos, a reoneração de diesel, biodiesel e gás de cozinha com PIS e Cofins, e a possibilidade de cobrança do Imposto de Importação sobre compras online abaixo de US$ 50 de varejistas estrangeiras.

Veja também:

Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à…

Na noite da última terça-feira (19), Ratinho comandou mais uma edição ao vivo do Gol Show e contou com Milton Neves e Mauro Beting como convidados. Milton Neves pode assinar…

Operação Contragolpe domina pronunciamentos em plenário nesta terça-feira (19) Manchete dos principais jornais e sites de notícias do Brasil, nesta terça-feira (19), a Operação Contragolpe, da Polícia Federal, dominou os…

Brigadistas voluntários de incêndios são homenageados em sessão solene nesta segunda (21) Nesta quinta-feira (21), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageia os brigadistas voluntários de incêndios. A…

Oficinas oferecidas pelo Feirão do Cotec contemplam atividades para geração de renda nas áreas de alimentação, beleza, bem-estar, saúde e vestuário (Fotos: Retomada-GO) O Goiás Social e a Secretaria da…

No sábado (23), será realizada a Maratona Monumental Brasília 2024. A corrida contará com percursos de 5 km e 10 km, pelas vias S1, Palácio Presidencial e N1. A largada…

A 1ª Conferência Distrital de Segurança Pública (1ª Confedisp) será realizada nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no Auditório ParlaMundi – Centro de Convenções da LBV, localizado no SGAS I 915 – Asa…

 Na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Civil do DF (PCDF), por meio da 9ª DP (Lago Norte), deflagou a Operação GhostRat para dar cumprimento à quatro mandados de busca…

A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF, por meio da 1ª Delegacia de Polícia, prendeu em flagrante um homem, de 43 anos, responsável por pelo menos três roubos a transeuntes…

A Fórmula 1 retorna para a sua última sequência de corridas antes do fim da temporada 2024. A competição de carros voltará à Band entre os dias 21 e 24…

 

Para empresas, subvenções autorizadas por estados não terão mais descontos no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) se utilizadas para custeio. Além disso, regras para Juros sobre Capital Próprio (JCP) também mudam, limitando seu uso para reduzir a base de tributação federal.

Essas medidas, propostas pelo Ministério da Fazenda para elevar a arrecadação e cumprir a meta de zerar o déficit em 2024, trazem impactos também nos estados. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) subirá em pelo menos nove estados, e unidades federativas que não aumentarão linearmente terão a alíquota do tributo sobre combustíveis elevada a partir de fevereiro.

Essas alterações, em consonância com a reforma tributária, podem também aumentar o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e permitir a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre veículos aéreos e aquáticos.

As mudanças já promulgadas, que entram em vigor em 2024, incluem a tributação periódica de fundos exclusivos e investimentos em offshores, além de ajustes na tributação de empresas e consumidores, impactando diretamente o dia a dia e as finanças dos brasileiros.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui