Aguente quem puder: 2024 terá alta recorde nos impostos

Acompanhando a ância do Governo Lula em aumentar a tributação, estados devem fazer o mesmo

O ano de 2024 traz consigo uma série de mudanças tributárias, tanto em âmbito federal quanto estadual, que podem impactar diretamente o bolso dos contribuintes. Além da tradicional atualização do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em todo o país, medidas como novas regras de incidência, o término de desonerações e o aumento de alíquotas de tributos federais e estaduais estão entre as novidades.

No cenário federal, as mudanças incluem a incidência do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) sobre offshores e fundos exclusivos, a reoneração de diesel, biodiesel e gás de cozinha com PIS e Cofins, e a possibilidade de cobrança do Imposto de Importação sobre compras online abaixo de US$ 50 de varejistas estrangeiras.

Veja também:

A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF, por meio do trabalho investigativo da equipe da 21ª DP, efetuou o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, e um mandado…

Em nota conjunta à imprensa, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, defenderam diálogo para lidar com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,…

Com apenas R$ 1 mil de diferença, Triumph Speed 400 entrega quase o dobro da moto da Honda CB300F — e levanta debate sobre a estratégia das fábricas brasileiras O…

Presidente diz que Brasil usará Lei da Reciprocidade Econômica para reagir à medida de Trump O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (10), que o Brasil aplicará…

Diplomatas e ex-chanceleres cobram resposta equilibrada à crise comercial com os Estados Unidos A ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% a produtos…

Ex-presidente afirma que perseguição não é pessoal, mas contra milhões de brasileiros que “lutam por liberdade” O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta quinta-feira (10) que os Poderes “ajam com…

Exportadores temem retaliação, e mercado financeiro projeta efeitos negativos caso Brasil reaja com medidas duras Setores econômicos afetados pela tarifa de 50% imposta por Donald Trump aos produtos brasileiros pedem…

Já classificado, de forma antecipada, para a fase final da Liga das Nações de Vôlei (VNL) feminino, o Brasil derrotou a França por 3 sets a 2 (parciais de 23/25,…

A parceria da brasileira Luisa Stefani com o anfitrião Joe Salisbury  ficou bem perto de conquistar o título de duplas mistas no Torneio de Wimbledon, em Londres (Inglaterra), mas acabou…

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) tem reunião agendada para esta terça-feira (15), às 9h. Na sua pauta há cinco itens, dos quais dois são projetos legislativos. Um deles regulamenta…

 

Para empresas, subvenções autorizadas por estados não terão mais descontos no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) se utilizadas para custeio. Além disso, regras para Juros sobre Capital Próprio (JCP) também mudam, limitando seu uso para reduzir a base de tributação federal.

Essas medidas, propostas pelo Ministério da Fazenda para elevar a arrecadação e cumprir a meta de zerar o déficit em 2024, trazem impactos também nos estados. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) subirá em pelo menos nove estados, e unidades federativas que não aumentarão linearmente terão a alíquota do tributo sobre combustíveis elevada a partir de fevereiro.

Essas alterações, em consonância com a reforma tributária, podem também aumentar o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e permitir a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre veículos aéreos e aquáticos.

As mudanças já promulgadas, que entram em vigor em 2024, incluem a tributação periódica de fundos exclusivos e investimentos em offshores, além de ajustes na tributação de empresas e consumidores, impactando diretamente o dia a dia e as finanças dos brasileiros.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui