Conheça as principais informações sobre o documento que substituirá o Registro Geral
Desde ontem (11), todos os Estados e o Distrito Federal passaram a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), marcando o encerramento do prazo estabelecido pelo governo federal para que os governos estaduais se adaptassem às novas diretrizes. A iniciativa visa padronizar a emissão e o modelo do documento nos 27 órgãos de identificação, combatendo fraudes e introduzindo o número do CPF como padrão, o que significa a aposentadoria do tradicional Registro Geral (RG).
O uso do Cadastro de Pessoa Física (CPF), emitido pela Receita Federal, como número de identificação permitirá que o documento seja reconhecido em todo o território nacional, diferentemente do RG, emitido por estados. Com essa mudança, o CPF passará a ser utilizado em diversos documentos, centralizando informações como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mais de três milhões de brasileiros já possuem a nova carteira de identidade, emitida até o momento em 23 estados, além do Distrito Federal.
Veja também: A paulista Luisa Stefani volta a jogar pelo torneio de duplas femininas do WTA 1000 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na manhã desta terça-feira (17). A parceria entre a brasileira, 14º… A participação histórica do Brasil no esqui alpino masculino dos Jogos de Inverno de Milão e Cortina, na Itália, chegou ao fim nesta segunda-feira (16), com as disputas do slalom…. Ferramenta “Agende na Rede Credenciada” permite agendar consultas à distância e atendimentos presenciais (Fotos: Ipasgo) O Ipasgo Saúde lançou uma nova funcionalidade em seu aplicativo oficial que passa a centralizar… Os jogos das chaves principais do Rio Open, a maior competição de tênis da América do Sul, começam nesta segunda-feira (16). O evento teve início no último sábado (14) com… Contribuinte que optar pelo pagamento à vista deve quitar cota única do IPVA até 15 de setembro (Foto: Denis Marlon) A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos… A noite de domingo (15) definiu os últimos classificados às quartas de final do Campeonato Paulista. Destaque para o Santos, que recebeu o Velo Clube na Vila Belmiro e goleou… Ex-presidente dos EUA diz que “alienígenas são reais”, mas afirma nunca tê-los visto O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concede entrevista ao podcast do youtuber norte-americano Brian Tyler Cohen… Começa o aguardado desfile das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. Neste domingo (15), cruzam a Marquês de Sapucaí a Acadêmicos de Niterói,… Acadêmicos de Niterói apresenta sátira a “neoconservadores” durante desfile no Rio A Acadêmicos de Niterói, escola de samba que homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no… Corte rejeita barrar homenagem no Carnaval, mas mantém processo para apurar uso eleitoral do evento Encerrado o desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na…
Guia da nova carteira de identidade nacional
Como obter a CIN? Os brasileiros podem emitir a nova carteira nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Para a primeira via da CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento.
Passo a passo para utilização digital:
- Realizar o download do aplicativo Gov.br;
- Fazer login na conta;
- Acessar “Carteira de documentos”;
- Clicar no botão “+”;
- Selecionar a “Carteira de Identidade” e clicar em “Adicionar documento”.
Validade do documento:
-
- 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos;
- 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos;
- Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.
Veja também:
É necessário trocar o RG imediatamente? Não. O RG permanece válido até 28 de fevereiro de 2032, proporcionando tempo suficiente para a atualização do documento.
Por que ocorrerá o fim do RG? A Carteira de Identidade Nacional utiliza o CPF como número único, visando melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar problemas de fraudes no Brasil, conforme explicação do Ministério de Gestão e Inovação.
A nova carteira de identidade é gratuita? Sim, tanto a primeira via quanto a renovação do documento são gratuitas. Assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a CIN estará disponível em versão física e digital.
Veja também:






