Fim do RG: oque você precisa saber sobre a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Conheça as principais informações sobre o documento que substituirá o Registro Geral

Desde ontem (11), todos os Estados e o Distrito Federal passaram a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), marcando o encerramento do prazo estabelecido pelo governo federal para que os governos estaduais se adaptassem às novas diretrizes. A iniciativa visa padronizar a emissão e o modelo do documento nos 27 órgãos de identificação, combatendo fraudes e introduzindo o número do CPF como padrão, o que significa a aposentadoria do tradicional Registro Geral (RG).

O uso do Cadastro de Pessoa Física (CPF), emitido pela Receita Federal, como número de identificação permitirá que o documento seja reconhecido em todo o território nacional, diferentemente do RG, emitido por estados. Com essa mudança, o CPF passará a ser utilizado em diversos documentos, centralizando informações como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mais de três milhões de brasileiros já possuem a nova carteira de identidade, emitida até o momento em 23 estados, além do Distrito Federal.

Veja também:

Peças feitas a mão que beneficiam tanto quem as produz quanto quem vai recebê-las. Assim podem ser definidas as roupinhas infantis do projeto Costurando o Futuro, confeccionadas por reeducandos da…

O Governo do Distrito Federal (GDF) fez, nesta quinta-feira (22), nova ação coordenada para o atendimento à população em situação de rua, em pontos de Águas Claras e Arniqueira. É…

O Governo do Distrito Federal (GDF) continua investindo na implantação de novas placas de endereçamento e substituição das antigas em diversas regiões administrativas. Nesta quinta-feira (22), as equipes do Departamento…

Nesta quinta-feira (22), foi realizada a primeira reunião da comissão designada por decreto para elaborar plano de prevenção e enfrentamento às ações danosas decorrentes de eventos climáticos no Distrito Federal….

Mesmo com uma derrota de 1 a 0 para o Bolívar (Bolívia) no Estádio Hernando Siles, que fica nos 3.640 metros de altitude da cidade de La Paz, o Flamengo…

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou, na tarde nesta quinta-feira (22), a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO/2024 (Pós-Graduação lato sensu em Ciências Policiais), pré-requisito…

Em partida que fechou a 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Coritiba foi até a Arena Pernambuco e derrotou o Sport por 1 a 0. Com este…

Um homem foi preso por posse ilegal de arma de fogo pelos policiais militares do Grupo Tático Operacional do 15º Batalhão (GTOP 35) na Rua SL 01, Quadra 10, Setor…

A partir desta sexta-feira (23), estão programados vários eventos esportivos que vão demandar alterações no tráfego de veículos e interdições de vias públicas por parte do Departamento de Trânsito do…

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (22), o decreto que institui a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual no âmbito da administração direta e indireta…

Guia da nova carteira de identidade nacional

Como obter a CIN? Os brasileiros podem emitir a nova carteira nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Para a primeira via da CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento.

Passo a passo para utilização digital:

  1. Realizar o download do aplicativo Gov.br;
  2. Fazer login na conta;
  3. Acessar “Carteira de documentos”;
  4. Clicar no botão “+”;
  5. Selecionar a “Carteira de Identidade” e clicar em “Adicionar documento”.

Validade do documento:

    • 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos;
    • 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos;
    • Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.

Veja também:

É necessário trocar o RG imediatamente? Não. O RG permanece válido até 28 de fevereiro de 2032, proporcionando tempo suficiente para a atualização do documento.

Por que ocorrerá o fim do RG? A Carteira de Identidade Nacional utiliza o CPF como número único, visando melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar problemas de fraudes no Brasil, conforme explicação do Ministério de Gestão e Inovação.

A nova carteira de identidade é gratuita? Sim, tanto a primeira via quanto a renovação do documento são gratuitas. Assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a CIN estará disponível em versão física e digital.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui